fbpx
Início > Santa Leopoldina poderá ter ônibus do Transcol. Tramita na Assembleia projeto que inclui a cidade na RMV

Santa Leopoldina poderá ter ônibus do Transcol. Tramita na Assembleia projeto que inclui a cidade na RMV


A inclusão da cidade das montanhas capixabas na Região Metropolitana de Vitória (RMV) é o primeiro passo. O segundo, caso o projeto de lei complementar seja aprovado, é passar a ter ônibus do Transcol. Mas, parte da cidade é contra, por temer aumento da violência


Santa Leopoldina poderá vir a ter ônibus do Transcol. Já tramita PL que inclui a cidade na RMV. Assista neste vídeo trecho das primeiras conversas para que a cidade venha a ser integrada ao sistema Transcol | Vídeo: Câmara de Sta Leopoldina

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deu o primeiro passo para que Santa Leopoldina, município da região das montanhas que fica a 50 quilômetros de Vitória, venha a ter o transporte de passageiros através do sistema Transcol. A inclusão de Santa Leopoldina nesse sistema, segundo o que disse o presidente da Ceturb, Marcos Bruno Bastos, na Câmara de Vereadores de Santa Leopoldina em 12 de maio último, os ônibus do Transcol somente poderão ir até lá se a cidade for incluída na Região Metropolitana de Vitória (RMV).

Esse passo foi dado na sexta-feira da semana passada, quando o deputado Vanderson Alonso Leite, o Vandinho Leite (PSDB) protocolou o Projeto de Lei Complementar (PLC) 40/2023, que “altera a Lei Complementar nº 318, de 17 de Janeiro de 2005, para incluir o Município de Santa Leopoldina na RMGV.”  A proposta, no entanto, causou polêmica naquela cidade, já que boa parte dos moradores são contrários, sob a alegação que a facilidade no transporte vai facilitar a ida de criminosos.

A principal reclamação dos moradores é a existência de um contrato de concessão do Governo do Estado, há mais de 50 anos, para duas empresas que prestam o transporte coletivo entre Santa Leopoldina e Vitória. São as Viações Pretti, entre esse município e a capital capixaba e a Lírio dos Vales, que faz a linha entre Vitória e Santa Teresa, via Santa Leopoldina. De acordo com os moradores, essas duas empresas têm poucos ônibus nas linhas e não tem intenção de se expandir.

Foi diante da insatisfação com o mau atendimento das viações Pretti e Lirio dos Vales que parte da população passou a defender a extensão do sistema Transcol até a ”Cidade do Sol e das Águas”, como Santa Leopoldina se denomina., passou a cobrar a extensão do sistema coletivo de passageiros que atende a Região Metropolitana.

Santa Leopoldina pode vir a ser o 8º município da RMV

Daí o projeto de lei complementar que integra a cidade à RMV foi o primeiro passo. O segundo, que é os ônibus do Transcol, virá caso o `PLC 40/2023 venha a ser aprovado. A RMV é integrada por Vitória, Cariacica, Viana, Vila Velha, Viana, Guarapari e Fundão. Santa Leopoldina poderá vir a ser o oitavo município. O PLC se encontra em tramitação e atualmente está na Procuradoria da Assembleia Legislativa. Para conferir a íntegra da reunião de Marcos Bruno com os representantes dos moradores de Santa Leopoldina, na Câmara de Vereadores, é só clicar neste link.

Naquela reunião no Legislativo municipal, realizada há três meses, havia as presenças do dirigente da Ceturb-ES; o prefeito de Santa Leopoldina, Romero Endringer (PTB), vereadores, representantes das empresas Lírio dos Vales e Pretti, das comunidades da zona rural e do comércio local e de populares. Marcus Bruno, atual presidente da Ceturb é um político de carreira, que foi derrotado em 2020 quando foi um dos 13 candidatos que concorreu à Prefeitura de Cariacica pelo partido Rede.

Marcus Bruno já foi vereador de Cariacica, eleito em 2012 pelo então PRTB e se elegeu em 2014 por esse mesmo partido para deputado estadual. Em 2016 foi derrotado na disputada para o cargo de prefeito de Cariacica, já pelo Rede de Sustentabilidade. Em 2018 tentou se candidatar a deputado estadual pelo Rede e ficou na suplência. Em 2022 não concorreu a cargo eletivo.