A vacina contra o Papilomavirus humano (HPV4) passa a ser disponibilizada em todo Espírito Santo aos meninos a partir dos nove anos de idade. Anteriormente, as doses eram aplicadas em meninos de 11 aos 14 anos
A ampliação da oferta segue definições propostas pelo Ministério da Saúde em função das evidências científicas do impacto positivo da vacina em crianças e adolescentes na prevenção e redução de doenças causadas pelo vírus HPV (como câncer de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal) e, também, da baixa cobertura vacinal deste público.
A vacina HPV quadrivalente está disponível nas mais de 700 salas de vacinação em todo Estado e é administrada em duas doses em meninas e meninos de nove a 14 anos. Para homens e mulheres imunossuprimidos, de nove a 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos, a vacina é administrada em três doses.
No Espírito Santo, em 2022 a cobertura vacinal de HPV em meninos está em 53,98% para primeira dose e de 40,55% para segunda dose, sendo que a meta de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% em ambas doses. Para as meninas, a cobertura está em 67,47% para D1 e 54,55% para D2.