A partir desta próxima segunda-feira (3), os moradores de Linhares (ES) e cidades vizinhas, vão ter disponíveis mais 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) geral no Hospital Rio Doce. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as novas unidades são para atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na inauguração oficial, que ocorreu na semana passada, foram festejadas a reestruturação de duas UTI’s Coronarianas, com 20 leitos.
De acordo com a Sesa, o Governo do Estado vem investindo, anualmente, por meio do convênio de contratualização para a ampliação da capacidade de atendimento no hospital, cerca de R$ 85 milhões. A unidade de Linhares é referência em alta complexidade para a região Centro-Norte do Espírito Santo, com atendimentos na ortopedia, cardiologia, oncologia e maternidade de alto risco.
Atendimento ao SUS
Segundo o subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa, com a contratualização com a Sesa, o Hospital Rio Doce ampliou o atendimento da população assistida pelo SUS.
“A entrega dessa ampliação melhora o acesso do cidadão e possibilita a prestação de um atendimento ainda mais humanizado a todos que precisam. O Hospital é hoje 100% contratualizado pela Sesa e uma unidade estruturante para toda rede, além de ser uma referência à região Centro- Norte do Estado”, assinalou o subsecretário.
Além dos 10 leitos de UTI Geral e os 20 leitos de UTI Coronariana, o Hospital Rio Doce conta ainda com 10 leitos de UTIN, 15 leitos de Unidade Semi-Intensiva Neonatal e uma Unidade de Estabilização (Sala Vermelha), com 10 leitos – estrutura essa disponível aos usuários do SUS.