fbpx
Início > Secretaria da Saúde já contabiliza 187 denúncias contra vacinação de Covid-19 no ES

Secretaria da Saúde já contabiliza 187 denúncias contra vacinação de Covid-19 no ES

Na Unidade de Saúde de Mucuri, em Cariacica, vacinadores demonstram irritação com a filmagem da vacina | Foto: Google View Street

Entre as denúncias estão as falsas vacinações. A última ocorreu neste sábado (12) na Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria. Em Mucuri, Cariacica, profissionais da saúde demonstram vacinação quando familiares querem ver e filmar a vacinação. A recomendação é que a vacinação seja filmada

A prática de maus profissionais da saúde, que simulam falsa vacinação ou demonstram grosseria se um familiar filma a vacinação contra o Covid-19 vem crescendo no Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já contabilizou 187 denúncias , além de outras 447 reclamações relacionadas à vacinação em todos os 78 municípios capixabas. A recomendação é para filmar a vacinação, com o profissional de enfermagem demonstrando insatisfação ou não. O vídeo vai servir de prova para apontar o crime e resultar em punição.

Os familiares de quem for vacinar contra Covid-19 devem filmar o procedimento devido às falsas vacinações | Vídeo: Redes sociais

Os casos mais recentes foram neste último sábado (12), quando uma arquiteta foi acompanhada do marido e de um filho na Unidade de Saúde de Ilha de Santa Maria, em Vitória. A profissional de enfermagem impediu que os familiares constatassem a vacinação, dizendo que apenas um poderia entrar na sala de vacinação. O filho entrou, mas a enfermeira ficou na frente do seu celular impedindo a filmagem. O marido, que ficou do lado de fora, conseguiu flagrar em vídeo através de uma fresta da porta o crime. A enfermeira jogou a vacina fora.

Ocorrência policial

A Prefeitura de Vitória disse através de nota que registrou a ocorrência na Delegacia de Crimes Contra a Administração Pública (Decor) e que solicitou uma perícia no vídeo, além de uma investigação. Já o Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren-ES) alega que registrou desde o início da pandemia apenas cinco denúncias, sendo que desse total achou que os profissionais que representam estavam certos e as denúncias não tinham fundamento.

Apenas duas denúncias, mais gritantes e que foram amplamente difundidas na imprensa, como esta da arquiteta falsamente vacina na Ilha de Santa Maria, e uma outra ocorrida na Unidade de Saúde de Santo André, também em Vitória. Nesta segunda, um técnico de enfermagem enfiou a agulha em uma idosa de 71 anos e não apertou o embolo da seringa, tirando-a completamente cheia de vacina.  A sorte foi que familiares filmaram e o vídeo comprovou o crime.

Cariacica

Em bairros mais humildes de Cariacica, a vacina até é aplicada, mas o despreparo e a grosseria dos profissionais de enfermagem chamam atenção. É o que ocorreu no último dia 8 de junho na Unidade de Saúde Alice Coutinho, na Rua dos Pinheiros, 18 no Bairro Mucuri. Moradores de outros bairros tiveram que ir a essa unidade porque em seus logradouros já não haviam vagas. A vacinação contra o Covid-19 em Mucuri é feita dentro de uma sala.

De forma ríspida, a profissional de enfermagem diz que só pode entrar um familiar. E resmunga quando constata que a vacinação será filmada, para demonstrar insatisfação. Ao encerrar a vacinação, diz de forma grosseira: “Foi toda, senhor”. E se vira para a colega que a acompanha e diz que não gosta de ter o seu trabalho filmado.