fbpx
Início > Sedu abre inscrições para o curso técnico em Ciência de Dados

Sedu abre inscrições para o curso técnico em Ciência de Dados

Segundo a IBM, a a ciência de dados combina matemática e estatística, programação especializada, análise avançada, inteligência artificial (IA) e machine learning | Foto: Freepik

A Secretaria da Educação (Sedu) abriu nesta última terça-feira (20), as inscrições para o Processo Seletivo destinado a estudantes que desejam ingressar no curso técnico em Ciência de Dados. A inscrição deve ser realizada, exclusivamente, pelo site www.selecaoaluno.es.gov.br. O prazo segue até a próxima segunda-feira (26).

Podem participar do Processo Seletivo alunos matriculados na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio Regular ou na 1ª ou 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino.

O curso

O curso será ofertado pela Sedu, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, na forma concomitante. As escolas que ofertarão o curso são:  Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Colégio Estadual, Escola Estadual de Ensino Médio (EEEFM) Almirante Barroso e EEEM Gomes Cardim, todas localizadas em Vitória.

Esse é um curso inédito no Estado e, considerando que o cientista de Dados é uma das profissões mais promissoras do futuro, o objetivo do curso é democratizar a formação em dados para os estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino, apoiando o desenvolvimento de competências digitais e ampliando as oportunidades de empregabilidade. Os interessados em conferir o edital, podem clicar neste link.

O que é ciência de dados

Segundo a multinacional IBM, a ciência de dados combina matemática e estatística, programação especializada, análise avançada, inteligência artificial (IA) e machine learning com conhecimento em assuntos específicos para descobrir insights práticos, ocultos nos dados de uma organização. Esses insights podem ser usados para orientar a tomada de decisões e o planejamento estratégico.

“O volume crescente de fontes de dados e, subsequentemente, dos dados tornou a ciência de dados um dos campos que mais crescem em todos os setores. Como resultado, não é nenhuma surpresa que a função cientista de dados tenha sido apelidado de “o trabalho mais sexy do século 21” pela Harvard Business Review. As organizações dependem cada vez mais deles para interpretar dados e fornecer recomendações acionáveis para melhorar os resultados de negócios”, assinala a IBM.