fbpx
Início > Seis deputados do ES votaram a favor do projeto de Bolsonaro para privatizar Eletrobrás

Seis deputados do ES votaram a favor do projeto de Bolsonaro para privatizar Eletrobrás

Seis deputados do ES afinados com Bolsonaro são favoráveis a privatização, que trará prejuízos aos consumidores | Foto: Montagem/PT

Segundo projeção da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a projeção é que ocorra um aumento imediato de 16% a 17% nas contas de energia com a privatização

Seis deputados federais capixabas afinados com o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) votaram a favor da entrega da Eletrobrás aos grandes bancos e fundos especulativos, através de uma privatização que vai acarretar prejuízos para o consumidor através do aumento da tarifa de energia elétrica. Quatro parlamentares federais do Espírito Santo se colocaram ao lado da população e votaram contra a Medida Provisória (MP) 1.031, que agora vai para ser apreciada pelos senadores e que terão um mês para a votação. A projeção da Aneel é de que as contas de luz subam, de imediato, entre 16% a 17% em todo o território nacional.

Os deputados federais do Espírito Santo alinhados com Bolsonaro e que votaram a favor da privatização da Eletrobrás foram o apresentador do programa policial Balanço Geral da TV Vitória/Record, Amaro Neto (Republicanos-ES), a cantora evangélica Lauriete (PSC-ES) e os bolsonaristas Josias da Vitória (Cidadania-ES), Evair de Melo (PP-ES) e Neucimar Fraga (PSB). Contra o tarifaço na energia e contra a privatização votaram não os deputados federais Helder Salomão  (PT-ES), Felipe Rigoni (PSB-ES), Ted Conti (PSB-ES) e Norma Ayub (DEM-ES).

A todo, votaram a favor da proposta de Bolsonaro 313 deputados federais e 166 contrários, com cinco abstenções. O partido Novo, criado pelos banqueiros, acabou votando contra porque queria a proposta original, enviada por Bolsonaro, e discordou de alterações feitas pelo relator, o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA). Com a entrega da Eletrobrás aos grandes grupos empresariais, o país deixa de ter um instrumento de políticas públicas e permitirá elevações abusivas nas tarifas em um período de retração da economia por causa da pandemia do Covid-19.

A Eletrobras é uma sociedade de economia mista e de capital aberto sob controle acionário do Governo Federal brasileiro e atua como uma holding, dividida em geração, transmissão e distribuição, criada em 1962 para coordenar todas as empresas do setor elétrico.

Como votaram os deputados do ES:

Amaro Neto (Republicanos-ES): SIM

Evair de Melo (PP-ES): SIM

Felipe Rigoni (PSB-ES): NÃO

Helder Salomão (PT-ES) : NÃO

Josias da Vitória (Cidadania-ES): SIM

Lauriete (PSC-ES): SIM

Neucimar Fraga (PSD-ES): SIM

Norma Ayub (DEM-ES): NÃO

Soraya Manato (PSL-ES): SIM

Ted Conti (PSB-ES): NÃO