Sete dos dez terminais do sistema coletivo Transcol amanheceram neste domingo (28) com os portões fechados e somente voltarão a funcionar a partir do dia 5 de abril. O fechamento atende ao novo decreto do Governo do Estado, que endureceu as regras de movimentação de pessoas em todo o Espírito Santo, com o objetivo de conter a expansão e as mortes pelo novo coronavírus (Covid-19). A suspensão vai perdurar até o Domingo de Páscoa, 4 de abril.
A aglomeração nos transportes públicos, inclusive nos ônibus com janelas lacradas e com ar condicionado, vinha sendo um dos principais focos de contaminação pelo Covid-19. Sem a circulação dos ônib us e com o fechamento do comércio, com exceção de supermercados, o objetivo do Governo estadual é retirar a pressão pela ocupação de leitos hospitalares, uma vez que os hospitais chegaram no limite.
Nesta manhã de domingo foi constado o fechamento por completo dos Terminais do Transcol de Jardim América, São Torquato, Ibes, Itaparica, Campo Grande, Carapina e Jacaraípe. Estavam funcionando precariamente apenas os Terminais de Itacibá, Vila Velha e Laranjeiras, para poder receber nove linhas troncais e 16 linhas alimentadoras, que vão funcionar durante uma semana para o transporte exclusivo de funcionários da linha de frente da saúde.
Só com identificação
Para poder usar dessas linhas especiais os servidores da linha de frente da saúde devem, obrigatoriamente, apresentar um documento com foto, tipo crachá ou o equivalente da instituição onde atua, declaração assinada pelos dirigentes do hospital ou unidade de saúde atestando que realmente desempenha as atividades essenciais e um documento de identidade com foto. Estando com a documentação em dia, poderá usar o cartão GV para embarcar.
A Portaria da Secretaria de Mobilidade Urbana define com clareza essa permissão: “Podem utilizar o serviço do Sistema Transcol todos os profissionais que desempenhem suas atividades em hospitais e unidades de saúde, independentemente da área que desempenhem suas funções (área de saúde, área administrativa, limpeza, etc.) e do vínculo jurídico com a instituição (CLT, contrato de serviços, autônomos, etc)”.
Os funcionários de clínicas particulares, como consultórios odontológicos, médicos, de fisoterapias, laboratórios e de farmácias estão proibidos de usar o transporte pelo Transcol. Esses funcionários não estão impedidos de trabalhar, mas a locomoção entre a residência e o local de serviço deve ser feito por transporte próprio ou por um meio de locomoção privado fornecido pelos seus empregadores.
Confira as linhas exclusivas para servidores da linha de fren te da saúde:
TERMINAL DE LARANJEIRAS
LINHAS TRONCAIS
504 – T. LARANJEIRAS/ T. ITACIBÁ VIA RETA DA PENHA
506- T. LARANJERIAS/ T. ITACIBÁ VIA MARUIPE
507 – T. LARANJERAS/T. VILA VELHA – 3ª PONTE
LINHAS ALIMENTADORAS
805 – T. LARANJEIRAS / FEU ROSA – CIRCULAR
810 – SÃO FRANCISCO / T. LARANJEIRAS VIA AV. SÃO LUCAS
811 – SERRA DOURADA III / T. LARANJEIRAS
815 – T. LARANJERIAS / HOSP. JAIME S. NEVES VIA ROD. PAULO P. GOMES (Meridional, Dório Silva)
828 – SÃO MARCOS / T. LARANJEIRAS
833 – BARRO BRANCO / T. LARANJEIRAS VIA AV.BELO HORIZONTE/ AV. NORTE/SUL
859 – COLINA DA SERRA / T. LARANJEIRAS VIA CENTRO DA SERRA
854 – PRAIA GRANDE/ T. LARANJEIRAS
TERMINAL DE VILA VELHA
LINHAS TRONCAIS
507 – T. LARANJERAS/T. VILA VELHA – 3ª PONTE
525 – T. VILA VELHA / T. ITACIBÁ VIA LINDENBERG
569 – T. VILA VELHA / PRAÇA EUCALIPTO – CIRCULAR
LINHAS ALIMENTADORAS
612 – PARQUE R. TERRA VERMELHA / T. VILA VELHA VIA ULISSES GUIMARAES
617 – T. VILA VELHA/ JOÃO GOULART VIA AV. CALIFÓRNIA – CIRCULAR
633 – T. VILA VELHA / SÃO TORQUATO VIA PLANALTO/ ALVORADA
636 – T. VILA VELHA / CIRCULAR – VIA HOSPITAL VILA VELHA E HOSPITAL INFANTIL
TERMINAL DE ITACIBÁ
LINHAS TRONCAIS
504 – T. LARANJEIRAS/ T. ITACIBÁ VIA RETA DA PENHA
506- T. LARANJERIAS/ T. ITACIBÁ VIA MARUIPE
525 – T. VILA VELHA / T. ITACIBÁ VIA LINDENBERG
LINHAS ALIMENTADORAS
702 – PRAÇA DE CARIACICA / T. ITACIBÁ
712 – T. ITACIBÁ / HEAC VIA JOSE SETTE
766 – HOSP.PEDRO FONTES / T. ITACIBA VIA BR262/101;
901 – VIANA / T. ITACIBA
Fonte: Ceturb