A obra da Avenida América, em Cariacica, com objetivo de acabar com o valão aberto tem o histórico de ter promessas de ser feita por políticos em ano eleitoral, segundo moradores, que dizem que esses prometimentos não cumpridas existem há mais de 60 anos. Enquanto isso, a Prefeitura mantém aberto o valão, local de inúmeros acidentes
Há mais de 60 anos que os moradores de Jardim América convivem com promessas eleitorais em ano de eleição, e jamais cumpridas, de que serão feitas obras para acabar com o valão aberto da Avenida América. E nesta eleição de 2022 não foi diferente. No dia 25 de outubro do ano passado o governador Renato Casagrande (PSB), pré-candidato a mais um mandato, inaugurou uma placa para anunciar uma obra de revitalização na avenida em um prazo de 630 dias e ao custo de R$ 38.318.221,44 a ser pago à empresa Duto Engenharia Eireli através do DER-ES. A empresa, segundo o que foi dito por Casagrande, elaboraria o projeto e a faria a ora em 630 dias ou 21 meses.
Desde a solenidade, que foi amplamente anunciada aos moradores por carros de som horas antes, estavam presentes os políticos, muitos deles candidatos à eleição deste ano. Desde a promessa feita pelos políticos e a inauguração da placa vai completar nesta próxima sexta-feira (22) seis meses ou 180 dias. Do prazo de 630 dias que foi prometido para a elaboração do projeto e a construção da obra, restam 450 dias. Os moradores garantem que nenhum movimento foi visto. Nenhum topografo para fazer medições e muito menos o alvoroço de caminhões e de operários da construção civil.
Mas, a placa está instalada de forma imponente e bem destacada no início da Praça Hugo Viola e informa que o prazo de 630 dias é para “Obras de revitalização da Avenida América – Cariacica. “Elaboração de projeto básico e executivo de engenharia e execução de obras e serviços de terraplanagem, drenagem, restauração de pista dupla, sinalização e obras complementares na Avenida América, com 1.245 Km de extensão. Investimento de R$ 38.318.221,44. Prazo de 630 dias. Empresa Duto Engenharia Eireli. Governo do Estado. DER-ES”, é o que diz a placa. O nome e a logomarca da Prefeitura de Cariacica, que é a responsável pela avenida municipal, não aparece na placa.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Espírito Santo (DER-ES) confirmou, através de sua Assessoria de Imprensa, de que não existe nenhum estudo pronto e muito menos um cronograma de obra. Ainda está na fase de se obter as licenças ambientais, resumiu oficialmente o DER-ES através de sua assessoria. A obra, que foi idealizada à revelia dos moradores e não houve uma reunião para explicar o que se pretende fazer, teve a construtora Duto Engenharia contratada no Regime Diferenciado de Contratação Integrada, onde ela elabora o projeto e executa a obra.
Acidentes frequentes
Nessas várias décadas, entre promessas de políticos não cumpridas feitas em ano eleitoral, ocorrem frequentes acidentes com o valão cheio de buracos largos. Houve queda de pessoas, de carros e de motos, somente neste ano. Todas as administrações da Prefeitura de Cariacica (PMC), incluindo a atual, não se preocuparam em tampar os buracos e os mantém abertos. A avenida sofre de alagamentos pela ocasião das chuvas, o que faz os acidentes aumentarem e com risco de quem cair nos buracos ser engolido pela correnteza e ser levado até ao Rio Marinho, onde o valão desemboca.
No dia 15 de fevereiro deste ano, quando houve uma chuva forte e alagou a Avenida América, um homem caiu em um dos buracos e por pouco não se afogou. Foi salvo por comerciantes do local. O valão tem, de forma intercalada, parte com laje e outra aberta. No dia 10 de março deste ano, também com fortes chuvas e com a avenida alagada, foi a vez de um carro com um casal de idosos cair dentro do valão. Foram salvos com a ajuda de comerciantes do local, que fica próximo à Praça Hugo Viola. No último dia 8 de abril foi a vez de um motoboy cair junto com a sua moto dentro do valão, que a PMC mantém aberto na Avenida América.
Leia a íntegra da nota oficial do DER-ES
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informa que a Avenida América, em Cariacica, é uma via municipal, porém, atendendo ao pedido da Prefeitura Municipal e dos moradores, o Governo do Estado assinou a Ordem de Serviço de revitalização dessa avenida. O modelo de licitação escolhido foi o RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada), no qual a própria empresa vencedora elabora o projeto e, posteriormente, executa a obra.
No momento, a empresa está finalizando o projeto executivo e solicitando os trâmites de licença necessários para execução da obra, que contempla além do fechamento do valão, a implantação de pista dupla e restauração do pavimento existente. As obras incluem também serviços de terraplanagem, drenagem, ciclovia e sinalização rodoviária em 1200 metros de melhorias.
A urbanização da praça Hugo Viola será executada de acordo com o projeto da Prefeitura de Cariacica.
O DER-ES informa ainda que as obras no local resolverão definitivamente os problemas no local e começarão imediatamente após a aprovação do projeto, que está dentro do prazo legal de elaboração.
Sobre limpeza e conserva, a competência é municipal.