O IBGE emitiu um comunicado nesta terça-feira (6) para informar que, diante do corte de cerca de 96% no orçamento para este ano, determinado pelo Congresso Nacional, suspendeu as provas para as pessoas que iriam trabalhar no censo 2021. O censo, que é realizado a cada dez anos, deveria ter sido realizado no ano passado.
Os dados coletados pelo censo são de fundamental importância para os Estados e municípios. Além de serem utilizados para diversas políticas públicas, ainda são vitais para a receita, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e dos Estados (FPE) , Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Lei de Cotas e Distribuição de Royalties de Petróleo.
Interesses parlamentares
O adiantamento do ano passado para este ano ocorreu em função da pandemia do novo coronavirus (Covid-19). Mas com o corte quase total do orçamento no ano de realização do censo, que ocorreu devido ao interesse dos parlamentares em elevar as suas cotas para indicação de obras políticas, há um risco do censo não vir a ser realizado. A presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, já pediu demissão do cargo em função desse corte quase total dos recursos.
A dirigente continua no cargo provisoriamente até a transição do novo presidente a ser indicado, segundo o IBGE. As provas para agente censitário estavam marcadas para o dia 18 de abril, já para recenseador seriam realizadas dia 25.
LEIA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO
Censo 2021: Suspensão das provas para ACM, ACS e Recenseador
Conforme divulgado no dia 26 de março, a votação do Orçamento no Congresso Nacional para o exercício 2021 reduziu em cerca de 96% o total de recursos destinados à realização do Censo Demográfico.
Diante desse cenário, o IBGE comunica que as provas objetivas referentes aos Processos Seletivos Simplificados (PSS) para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) (edital 01/2021) e Recenseador (edital 02/2021) não serão realizadas nas datas previstas de 18/04/2021 e 25/04/2021, respectivamente.
O IBGE informa, ainda, que avaliará com o Cebraspe um novo planejamento para aplicação das provas, a depender de um posicionamento do Ministério da Economia acerca do orçamento do Censo Demográfico.
A Direção
6 de abril de 2021