fbpx
Início > Sem previsão de atender o Centro de Vitória, são anunciadas viagens noturnas do sistema aquaviário

Sem previsão de atender o Centro de Vitória, são anunciadas viagens noturnas do sistema aquaviário


Com a chegada da lancha Fonte Grande, o sistema aquaviário passou a contar com três embarcações. O transporte a noite terá inicialmente duas viagens, entre Vitória e Vila Velha. Cariacica vai ter esse novo horário noturno a partir do dia 29


Sem previsão de atender o Centro de Vitória, são anunciadas viagens noturnas do sistema aquaviário. Acima, a terceira lancha recebida | Foto: Divulgação/Ceturb

Ainda sem previsão de quando atenderá os moradores e visitantes do Centro Histórico de Vitória (ES), do bairro Paul, em Vila Velha e os usuários da estação rodoviária de Vitória, o Governo do Estado anunciou o início das viagens noturnas do aquaviário para a próxima segunda-feira (15). As viagens noturnas serão possíveis com o recebimento de uma terceira lancha.

Atualmente são duas lanchas, que fazem a rota entre a Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória, e os terminais de embarque e desembarque na Prainha, em Vila Velha, e no bairro Porto de Santana, em Cariacica. Nos dias de semana são feitas 14 viagens de ida e volta entre a Prainha e  a Enseada do Suá, entre 6h30 e 17h50. Já para Porto de Santana são sete viagens, de 6hh30 e 17h30.

Cariacica terá somente uma viagem noturna

No anúncio divulgado pelo Governo do Estado, é informado que Porto de Santana terá somente uma viagem noturna, a partir do dia 29 deste mês, com o barco saindo de Cariacica, às 18h20, e retornando de Vitória, às 19h10. Essa única viagem entre a Praça do Papa e Cariacica será de segunda a sexta-feira. Não foi detalhado os horários das viagens noturnas nos finais de semana e feriados, que irão ocorrer após o final deste mês.

A partir desta segunda-feira a ligação marítima entre a Praça do Papa e o terminal de Vila Velha terão duas viagens noturnas, também de segunda a sexta-feira. “De segunda a sexta-feira, o barco sairá da estação em Vila Velha, com destino à Vitória, às 18h10, e retornará às 18h30. Às 18h50 sai da Prainha e às 19h15, deixa a estação da Praça do Papa, encerrando as atividades do dia”, diz o Governo estadual em sua nota.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, anunciou o aumento das viagens nos fins de semana. Uma nova linha vai circular exclusivamente aos sábados, domingos e feriados e vai conectar os passageiros de Porto de Santana, em Cariacica, diretamente com a Prainha, em Vila Velha.

“Nós iremos iniciar esse percurso no sábado (20) e a expectativa é atender à demanda principalmente de turismo e lazer, proporcionando aos usuários o percurso por toda a baía de Vitória. Estamos muito felizes com a adesão da população ao Aquaviário e com a qualidade do serviço prestado. Foram 166 mil viagens desde a inauguração, em agosto, até dezembro do ano passado e esperamos, com as viagens noturnas, proporcionar mais opções de transporte eficiente para a população”, informou.

Quanto custa

O valor da passagem é a mesma do sistema de transporte coletivo do sistema Transcol,  R$ 4,50, onde é oferecida a integração entre o transporte por lancha e o de ônibus. Quem inicia a viagem em uma linha do Transcol e for concluir o trajeto com o Aquaviário (ou vice-versa), paga a tarifa somente no primeiro embarque. Para isso é exigido o uso do  CartãoGV.

A operação é feita atualmente com três estações de embarque e desembarque. Prainha, em Vila Velha (Estação Governador Albuíno Azeredo); Enseada do Suá, em Vitória (Estação Setembrino Pelissari) e Porto de Santana, em Cariacica (Estação Prefeito Aloízio Santos). Nos estudos que contemplam o projeto, foi incluido o Centro Histórico de Vitória, mas o atual Governo estadual abandonou a proposta. A estação rodoviária, que já teve local para embarque e desembarque nem constou do projeto e muito menos o bairro de Paul, onde surgiu o transporte maritimo em Vitória desde o final do Século XIX.