fbpx
Início > Seminário debate nesta sexta-feira políticas públicas e gestão do patrimônio cultural do ES

Seminário debate nesta sexta-feira políticas públicas e gestão do patrimônio cultural do ES


O encontro será realizado no Hub ES+, localizado no Centro Histórico de Vitória (ES)


Seminário debate nesta sexta-feira , HubES+, políticas públicas e gestão do patrimônio cultural do ES | Foto: Arquivo/Governo do ES

Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Instituto Penedo promove nesta sexta-feira (16), das 14 às 18 horas, o seminário Convergências na gestão do patrimônio cultural do Espírito Santo, com a participação de pesquisadores e especialistas. É uma atividade aberta ao público que celebra a Semana do Patrimônio, realizada entre 12 e 18 de agosto, em todo o Brasil visando aproximar a população do Patrimônio Cultural Brasileiro.

O evento é aberto ao público e será realizado no espaço HUBES+ (Praça Costa Pereira, 30, Centro de Vitória). Participam da abertura o superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), Joubert Jantorno Filho, e o secretário de Cultura do Espírito Santo (Secult), Fabrício Noronha, além do presidente do Instituto Penedo, arquiteto Kleber Frizzera.

Especialistas se reunirão em uma mesa redonda na qual serão debatidas questões como as políticas públicas existentes atualmente para a preservação e a promoção do patrimônio material, numa perspectiva de gestão que envolve as esferas federal, estadual e municipal, as diretrizes para o registro do patrimônio e os conceitos que mobilizam essas políticas e ações.

Patrimônio imaterial

Também será lançado foco sobre a preservação do patrimônio imaterial, que abrange três grandes categorias: os saberes e modos de fazer; os eventos e celebrações e as expressões lúdicas e artísticas, as quais requerem políticas públicas, como espaços para as práticas culturais e coletivas, financiamento e valorização.

O coordenador do Seminário e presidente do Instituto Penedo, Kleber Frizzera, destaca que o patrimônio, seja ele material ou imaterial, é um elemento importante na constituição da memória e do presente, além de ser um elo para projetar o futuro. “Precisamos pensar em conjunto para que possamos recuperar, destacar e valorizar as diversas contribuições, materiais e imateriais, identidades e expressões culturais na formação de um projeto coletivo, na constituição de um patrimônio público que seja sempre e democraticamente retomado como contribuição para as formulações sobre o futuro das nossas cidades”, afirmou.

Iphan-ES

Para o Superintendente do Iphan-ES, Joubert Jantorno Filho, é importante que se compreenda o patrimônio histórico-cultural como promotor de inúmeras oportunidades e potencialidades, que devem ser aproveitadas de forma inteligente no presente compatibilizando a preservação com o desenvolvimento social, cultural, e econômico local. Ele ressaltou também “a relevância da realização deste seminário em formato de parceria entre as esferas públicas federal e estadual e o terceiro setor, como um modelo desejável de articulação para que as políticas públicas sejam formuladas propiciando ampla participação da sociedade”.

O secretário de Cultura, Fabrício Noronha, também destaca que “o Seminário Convergências na gestão do patrimônio cultural do Espírito Santo é um importante momento para discutirmos a proteção ao patrimônio e as formas de intensificar a preservação, através das parcerias federal, estadual e municipal, alinhando as políticas sobre o tema. Além disso, é uma oportunidade relevante para mobilizar a sociedade, afirmando seu papel de multiplicadora do senso de responsabilidade coletiva da preservação”.

Programação e participantes do Seminário Convergências na gestão do patrimônio cultural do Espírito Santo:

16/08/2024 – sexta-feira

14h: Abertura

Joubert Jantorno Filho, superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), Fabrício Noronha, secretário de Cultura do Espírito Santo (Secult)

Kleber Frizzera, arquiteto e presidente do Instituto Penedo.

15h- Mesa redonda:  Convergências na gestão do patrimônio cultural do Espírito Santo

Filipe Oliveira da Silva, historiador, doutor em História Social (Iphan-ES)

Patrícia Bragatto, arquiteta e urbanista, gerente de Memória e Patrimônio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo (GMP – Secult-ES)

Melina Santos Marques, arquiteta e urbanista (Iphan-ES)

Debatedora: Professora doutora Renata Hermanny, Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Ufes (DAU/Ufes)

17h: Debate aberto ao público

18h: Encerramento

Todas as atividades acontecerão no Hub ES+

Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória-ES

Tel: (27)99574-4755

hubesmais@secult.es.gov.br

Haverá emissão de certificado