fbpx
Início > Serra (ES) anuncia nova estrada ligando a Vitória com custo de R$ 352,8 milhões

Serra (ES) anuncia nova estrada ligando a Vitória com custo de R$ 352,8 milhões


A nova estrada, entre a Orla de Camburi, em Vitória (ES) e a região de Carapebus, na Serra, será a 3ª opção de tráfego e já teve empréstimo de US$ 57,6 milhões (R$ 284,04 milhões) aprovado pelo NDB, mais conhecido como BRIC’s


Serra (ES) anuncia nova estrada ligando a Vitória com custo de R$ 352,8 milhões, ligando Carapebus (foto acima) a Camburi, em Vitoria | Foto: Dvulgação

Segundo o New Development Bank (NDB), mais conhecido como sendo o Banco dos BRIC’s, a Prefeitura da Serra pediu um empréstimo para executar a construção da terceira rodovia de interligação com Vitória. O projeto foi apresentado inicialmente no dia 5 de dezembro de 2017 pela gestão do ex-prefeito Auidifax Charles Pimental Barcelos e o anuncio oficial, feito há quase seis anos, pode ser conferido clicando neste link.

Pelo projeto original, a nova estrada entre Vitória e a Serra terá aproximadamente 15,4 quilômetros, começando na Avenida Dante Micheline, em Vitória, no final da praia de Camburi (perto do portão da Vale) e seguirá margeando as principais indústrias dos dois municípios até o Civit II e daí até chegar ao posto BKR, na altura de Taquara, na Serra.

Naquela ocasião, a então secretária de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Serra, Mirian Soprani, disse que o projeto está previsto no Plano Diretor Municipal (PDM) da Serra e no Plano Desenvolvimento Urbano Integrado da Grande Vitória (PDUI-GV), elaborado pelo Instituto Jones dos Santos Neves em parceria com os municípios. Atualmente o trânsito entre os dois municípios tem a opção através da BR 101 Norte e pelo bairro Jardim Camburi, em Vitória., até a Avenida José Rato, em Eurico Salles, na Serra.

O que está no projeto prevê que a nova estrada, após se iniciar na Orla de Camburi, seguirá até às margens da usina siderúrgica da ArcelorMittal, a antiga CSTe saindo nas proximidades de uma entrada da siderúrgica Vale em Carapina, já no município da Serra, seguindo por cima de uma ponte acima da linha férrea da Vale, para findar em Carapebus.

Licitação será pouco antes das eleições municipais

De acordo com informações dadas pela Secretaria Municipal de Obras da Serra á imprensa local, a intenção é de anunciar a licitação da nova estrada em junho do ano que vêm, quando faltará pouco mais de três meses para a realização das eleições municipais de 2024. A Prefeitura assinalou no documento, entregue ao BRIC’s, que a obra estará totalmente concluída em 2028, no final da gestão do futuro prefeito a ser eleito no próximo ano.

O Grafitti News consultou a sede do NDB, o BRiC’s, em Xangai, na China, para ter as informações sobre a nova estrada. A proposta da Prefeitura da Serra consta com o nome de “Projeto de Mobilidade Urbana da Serra – Requalifica Serra”, como sendo um investimento de R$ 352,8 milhões. É dada a informação de que a proposta de financiamento foi aprovada no dia 26 de julho último.

O NBD ou BRIC’s propôs financiar o valor de até US$ 57,6 milhões (R$ 284.037.120,00), o que equivale a 80,51% do valor a ser gasto pela Prefeitura. O documento do banco internacional especifica quem é o responsável pelo empréstimo: “Mutuário: Município de Serra” e “Entidade de Projeto: Município da Serra.”

A proposta de financiamento de 80,1% da nova estrada já foi aprovada pelo BRIC’s em 26 de julho último | Imagem: Reprodução de documento do New Development Bank (NDB)/BRIC’s

Argumentos usados pela Serra para pedir o empréstimo

“Contexto do Projeto Serra é o município mais populoso do sudeste do Espírito Santo e contribui com cerca de 20% do PIB estadual. Espírito Santo e contribui com cerca de 20% do produto interno bruto do estado e do estado e 25% das exportações do estado. O município é vizinho da capital do estado, Vitória, e é um destino atraente para instalações industriais e logística, bem como para os residentes, devido ao custo de vida comparativamente mais baixo custo de vida. Isso levou a um aumento exponencial do tráfego de veículos de passageiros e de carga nos últimos anos e de veículos de carga nos últimos anos”, argumentou a Prefeitura.

“Neste contexto de rápido de transportes, as infraestruturas rodoviárias da Serra apresentam deficiências significativas em termos de capacidade rodoviária insuficiente das estradas principais e arteriais, problemas de segurança rodoviária devido à falta de separação de níveis em de vias alternativas para as principais vias arteriais e falta de infraestruturas de infraestruturas para o transporte não motorizado”, completou.

Discrição do projeto feito pela Prefeitura ao BRIC’s

A Prefeitura da Serra fez a seguinte discrição ao BRIC’s: “Descrição do projeto: O projeto abordará as questões acima mencionadas: (i) construção de um

  • construção de uma nova  estrada ligando Serra e Vitória para aumentar a
  • melhorando as principais ligações das estradas arteriais com a estrada principal
  • melhorando as principais ligações das estradas arteriais com a estrada principal nos distritos de Serra Sede e Carapina (viadutos/passagens subterrâneas) para aumentar a segurança rodoviária e reduzir acidentes
  • construção de uma estrada de circunvalação para a estrada arterial conetividade com os dois bairros mais populosos da Serra; e (iv) construção de passeios e ciclovias nas estradas melhoradas para para aumentar a segurança dos peões e promover o transporte não motorizado.”

E arrematou dizendo qual é o Objetivo do projeto. “O projeto conduzirá aos seguintes resultados a partir de 2028:

  • melhoria do nível de serviço rodoviário que conduzirá à redução de custos de transporte;
  • economia de tempo de viagem para passageiros e mercadorias; e
  • redução de acidentes.”