fbpx
Início > Serviço Geológico do Brasil prevê estabilização e diminuição do leito do Rio Doce

Serviço Geológico do Brasil prevê estabilização e diminuição do leito do Rio Doce

O Rio Doce já avançou para dentro da cidade e já há desabrigados | Foto: Prefeitura de Linhares

No mais recente Boletim do Serviço Geológico do Brasil (SGB), está trazendo um alento para as cidades capixabas banhadas pelo Rio Doce, que teve seu nível elevado nos últimos dias devido ás fortes chuvas em Minas Gerais. De acordo com o SGB, o nível do rio apresenta tendência a subir, em Linhares, até a tarde desta quinta-feira (13) ao nível de 5 metros e 95 centímetros para em seguida estabilizar. Já para Colatina, cidade que fica antes de Linhares, os estudos apontam para tendência de o Rio Doce diminuir gradualmente nas próximas horas.

Nesse mesmo Boletim, o SGB lembra que o nível de alerta do Rio em Linhares é de três metros e em Colatina é de 5 metros e 30 centímetros. Já o nível de inundação em Linhares é de 3,45 metros e em Colatina de 5,80 metros. A situação atual, segundo os dados coletados pelo SGB ás 7h da manhã desta quinta-feira aponta o Rio Doce com altura de 5,79 metros em Linhares e 7,72 metros em Colatina. O Serviço Geológico do Brasil – CPRM é uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil.

O mais recente Boletim do Serviço Geológico do Brasil divulgado nesta quinta-feira (13)

Segundo a Prefeitura de Linhares (PML), o nível do Rio Doce em Linhares atingiu 5,78 metros nesta quinta-feira, dia 13, um centímetro a menos da medição feita pelo SGB. A Assessoria de Imprensa da PML informou que cos dados são de responsabilidade da Defesa Civil Municipal de Linhares. O grupo de trabalho emergencial da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) está em alerta para executar ações de combate aos impactos da cheia do rio Doce.

Famílias desabrigadas em Linhares

Na comunidade do Olaria, 12 famílias estão desabrigadas e estão no ginásio poliesportivo do bairro Conceição, sendo assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. No local, elas recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Outras seis famílias estão desalojadas e se encontram na casa de familiares.

O diretor da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos, comentou como está a questão da cheia. “Todos os municípios localizados acima do município de Linhares estão estabilizando, com a tendência de diminuir a cota. A previsão para esta quarta-feira era de que o rio chegasse a 5,90 metros, mas atingimos 5,78, o correspondente a 12 centímetros a menos”, explicou Antônio Carlos.

O dirigente da Defesa Civil acrescentou que a estrada que dá acesso a Barro Novo, em Brejo Grande, na região do Pontal do Ipiranga, também foi interditada. Duas estradas de acesso ao distrito de Povoação, via beira-rio, continuam interditadas e o acesso pela ES-010, no trecho que liga à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), está comprometido, passando apenas veículos de eixo alto.

Como acionar a Defesa Civil de Linhares

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.

 uma empresa pública, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que tem as atribuições de Serviço Geológico do Brasil.