Servidores acusam o atual prefeito de Vitória (ES) de estar promovendo um desmonte da Prefeitura de Vitória (PMV). O Sindicato dos (as) Trabalhadores (as) em Educação Pública do Espírito Santo (Sindupes) realiza nesta segunda-feira (18), a partir das 17 horas, na porta da PMV, na Avenida Beira-Mar para denunciar o que chama de descaso do prefeito, Lorenzo Pazolini (Republicanos) com os trabalhadores em educação da Rede de Ensino de Vitória. Segundo o Sindiupes, a manifestação tem como objetivo cobrar quatro pontos que a atual administração municipal ignora e não se reúne com a categoria para iniciar uma negociação.
Os quatro pontos são: 1) Revisão da reforma da Previdência Municipal; 2) Pagamento do Piso Nacional do Magistério; 3) Programa de saúde dos/as professores/as; 4) Aumento do tíquete alimentação. A entidade sindical convoca todos os professores municipais a participar e reivindicar os seus direitos e lembra que o endereço do ato é localizado na Avenida Beira-Mar, denominada oficialmente de Avenida Mal. Mascarenhas de Moraes, 1927, no Bairro Bento Ferreira.
Insatisfação generalizada entre os funcionários da PMV
Diante de um quadro de insatisfação generalizada entre os funcionários da PMV com a administração de Pazolini, para esta terça-feira o Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindismuvi) anuncia a realização de uma assembleia dos servidores da educação, efetivos e contratados, inclusive assistentes administrativos e bibliotecários, a ser realizada nesta terça-feira (19), às 9h30. A reunião vai ocorrer no auditório da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), no campus de Goiabeiras da Ufes. Na pauta consta um debate sobre a falta de profissionais, construção de um ato público, entre outros.
Na quarta-feira (20) será a vez dos enfermeiros da PMV se reunirem em assembleia online, às 19 horas, através do aplicativo Google Meet. A convocação foi feita pelo Sindicato dos Enfermeiros do Estado do Espírito Santo (Sindienfermeiros) e o link para acessar a assembleia virtual será disponibilizado a cada um dos enfermeiros, avisa a entidade sindical. O assunto é “Deliberar sobre os processos e condições de trabalho na Rede de Saúde no Município de Vitória”, além de informes gerais.
No final do mês servidores organizam grande manifestação contra Pazolini
No dia 30 deste mês, que cairá em um sábado, todas as categorias de servidores da PMV realizam o Ato em Defesa do Serviço Público de Vitória, a partir das 9h30 no píer de Iermanjá, logo no início da orla de Camburi. Dali, em passeata, vão em direção à Avenida Adalberto Simão Nader, para denunciar à população o processo de precarização do serviço público municipal que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Lorenzo Pazolini.
São várias entidades que representam os servidores municipais que estão a frente da organização dessa manifestação do dia 30. Entre elas está Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas (Sintapi), Sindicato do Pessoal do Grupo de Tributação, Arrecadação e Fiscalização -TAF do Estado (Sindifiscal, Sindicato dos Servidores da Saúde do Espírito Santo (Sindisaúde), Sindicato dos Enfermeiros no Estado do Espírito Santo (Sindienfermeiros) Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Estado (Sindiupes) e Sindicato dos Servidores Municipais de Vitória (Sindismuvi).