Quem deseja fazer uma das Residências em Saúde ofertadas pelo Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) para o próximo ano, já pode se inscrever no Exame Nacional de Residência (Enare), pelo através deste site. As inscrições vão até 05 de setembro. Pelo ICEPi, são disponíveis vagas para 14 programas de residência.
O Enare é uma avaliação realizada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), que oferece oportunidades de vagas para residências nas áreas médica, multi e uniprofissional. O sistema oferta vagas em todo o Brasil e o candidato pode selecionar onde deseja fazer a formação, possibilitando ao instituto receber profissionais também de outros estados.
A prova acontece no dia 20 de outubro em todas as capitais e nas principais cidades brasileiras, e o resultado é divulgado em 20 de dezembro. A nota obtida na prova equivale a 90% da nota final do candidato. Os outros 10% são determinados pela análise curricular, que pode incluir a formação acadêmica, publicações, participação em eventos acadêmicos, entre outros. Esse resultado sai no dia 07 de janeiro de 2025.
Depois, os candidatos têm três oportunidades para escolher a instituição onde desejam realizar a residência, com base na classificação e nas vagas disponíveis. O edital está disponível no site: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/ensino-e-pesquisa/exame-nacional-de-residencia-enare.
Confira o cronograma completo:
07/08 a 05/09/2024 – Período de inscrição
20/10/2024 – Aplicação do exame
20/12/2024 – Resultado do exame escrito
07/01/2025 – Resultado da análise curricular
21/01 a 22/01/2025 – 1ª oportunidade
24/01 a 27/01/2025 – 2ª oportunidade
29/01 a 30/01/2025 – 3ª oportunidade
Residências do ICEPi
Os Programas de Residências em Saúde do ICEPi são formações em serviço, com dedicação exclusiva de 60 horas semanais para a formação de especialistas em áreas profissionais estratégicas, comprometidos com o Sistema Único de Saúde (SUS).
As formações seguem uma visão humanista, reflexiva e crítica, qualificando os residentes para o exercício na especialidade escolhida, pautados em princípios éticos e com o conhecimento dos diferentes cenários da rede de saúde. O processo de formação é baseado em metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem, com 80% da carga horária dedicada para atividades práticas e 20% dedicada para a abordagem de temas como a competência do cuidado, da gestão, da investigação e da educação em saúde.
As residências fazem parte do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS). Conheça:
Os Programas de Residências Médicas são:
Medicina de Família e Comunidade
Psiquiatria – Região Metropolitana
Psiquiatria – Região Sul
Acupuntura
Clínica Médica
Medicina Intensiva
Neurocirurgia
Os Programas Multiprofissionais são:
Saúde Coletiva com Ênfase em Vigilância em Saúde
Saúde da Família
Saúde Mental
Cuidados Paliativos
Atenção Integral à Saúde do Sistema Público com Ênfase em Pessoa com Deficiência
Atenção em Terapia Intensiva
Por fim, os Programas de Residências Uniprofissionais são:
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
Enfermagem Obstétrica