A exposição “Praia do Canto: memórias e afetos” será aberta nesta quinta-feira (5), no tradicional imóvel que pertenceu à família Santos Neves, na Avenida Saturnino de Brito, recentemente adquirido pelo Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac
O Sistema Fecomércio-ES, por meio do Sesc-ES, inaugura nesta quinta-feira (5) uma exposição em homenagem ao bairro Praia do Canto, em Vitória, onde o tradicional imóvel que pertenceu à família Santos Neves, na Avenida Saturnino de Brito, se torna ao mesmo tempo obra e abrigo de imagens e sons.
A exposição “Praia do Canto: memórias e afetos” passeia pela história do bairro, desde sua origem como uma humilde colônia de pescadores, as lembranças dos antigos veranistas, até o projeto de Novo Arrabalde, que, ao longo dos anos, transformou o bairro em um polo de cultura e comércio.
Notáveis do bairro
Personalidades notáveis como Homero Massena, Fernando Achiamé e Hélio Dórea figuram entre os homenageados, além do fotógrafo capixaba Paulo Bonino, morador da Praia do Canto, cujo olhar de 96 anos testemunhou e eternizou momentos de um bairro em constante mutação.
Sob a curadoria de Elaine Pinheiro, a exposição “Praia do Canto: memórias e afetos” é uma narrativa poética dessa história, partindo das publicações e do acervo fotográfico da pesquisadora Mariza Neves Guimarães, pelas lentes de fotógrafos renomados e anônimos.
“Ocupar provisoriamente um espaço como a Casa Senac, com a exposição Praia do Canto: memórias e afetos, é uma honra para o Sesc, cumprindo nosso compromisso programático com a Cultura. É fundamental valorizarmos as memórias territoriais, enada melhor para fazer isso do que a abertura de um espaço tão significativo para comerciários de todo o Espírito Santo”, afirma Luiz Toniato, diretor regional do Sesc-ES.
Audiovisuais
Com recursos audiovisuais, a expografia busca realçar a singularidade arquitetônica do casarão histórico, destacando sua configuração original. Uma linha do tempo com fatos relevantes sobre a Praia do Canto, depoimentos em vídeo, modelagem 3D e sala com projeção imersiva são alguns dos elementos que integram a exposição, que ocupa o pavimento principal da casa.
Será possível saber mais sobre os antigos proprietários, curiosidades sobre os nomes das praias, as moradoras de destaque em suas épocas — como a bailarina Lenira Borges, a boleira Olga Couto, a pianista Lia leal, entre outras.Também estão contemplados os clubes tradicionais do bairro, personalidades e personagens, como João da Cruz, Zé do Coco e Dondon.
A mostra dispõe de recursos acessíveis, vídeo em Libras e legendas em Português e Inglês, pensadas também para o público com baixa visão.
Casa Senac
A exposição do Sesc-ES dá um gostinho do que ainda está por vir: após passar por adequação e restauro, o imóvel dará lugar à Casa Senac, onde será o primeiro caféescola do Senac no Espírito Santo. Além disso, no local serão realizados diversos cursos de educação profissional, com foco nos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo, preservando a arquitetura do casarão — que tem mais de 70 anos e faz parte da paisagem da Praia do Canto — sem intervenção externa.
Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/ES – Sesc e Senac, Idalberto Moro, o espaço será voltado para conversar com a sociedade, por meio de formações profissionais e ocupações culturais, além de cursos para baristas, garçons e confeiteiros.
Serviço:
Exposição: “Praia do Canto: memórias e afetos”
Período: de 5 de setembro a 1 de dezembro de 2024
Local: Casa Senac – Av. Saturnino de Brito, 1240 – Praia do Canto – Vitória/ES – 29055-095
Visitação (exceto feriados): Quarta a Sexta, das 10h às 19h; Sábado, das 10h às 18h;
Domingo, das 10h às 16h.
Visitas mediadas (individuais ou em grupo de até 20 pessoas): quarta a sexta (escolas) e quarta a domingo (espontâneas), por meio de agendamento
Telefone (informações): 3232-4765 (Sesc Glória)
E-mail: agenda.artesvisuais@es.sesc.com.br
Entrada gratuita
Classificação livre