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Setur e Sebrae-ES assinam convênio do ‘Plano Estratégico para o Turismo Espírito Santo 2035’


O projeto é o realinhamento do plano estratégico para o turismo, com base nas novas tendências para o mercado e na realidade pós-pandemia


Momento da assinatura do convênio entre a Setur e o Sebrae-ES | Foto: Divulgação/Setur

Assinado, nesta última quinta-feira (15), durante a abertura da 2ª Feira Estadual de Turismo Rural (RuralturES 2022), em Venda Nova do Imigrante, o convênio para execução do Projeto “Construção do Plano Estratégico para o Turismo Espírito Santo 2035”. O convênio é uma parceria entre a Secretaria de Turismo (Setur) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES).

O objetivo é atualizar Plano de Desenvolvimento Sustentável do Turismo do Estado do Espírito Santo-2025 contemplando demandas sociais, expressadas pelos representantes de organizações ligadas ao turismo que compõem o Conselho Estadual do Turismo (Contures).

O modelo proposto apresenta metodologia adequada e inovadora na elaboração de plano estratégico para o setor, alinhado com as melhores práticas do mercado, garantindo a participação social por meio de painel de especialista, em que serão ouvidos representantes do setor, empresários, técnicos de governo, pesquisadores e acadêmicos.

O projeto é o realinhamento do plano estratégico para o turismo, com base nas novas tendências para o mercado e na realidade pós-pandemia, quando os comportamentos dos turistas e as tendências do mercado turístico, de forma geral, foram modificados.

Investimento

O resultado deste trabalho será uma ferramenta atualizada para planejamento de ações do governo composto de propostas de ações de curto, médio e longo prazos, alinhadas com as expectativas dos representantes do setor e as demandas sociais mais latentes.

O valor total para a execução do projeto será de R$ 332.472,00 (trezentos e trinta e dois mil quatrocentos e setenta e dois reais), sendo 50% para cada entidade, no valor de R$ 166.236,00 (cento e sessenta e seis mil duzentos e trinta e seis reais). A execução está prevista para o início de novembro deste ano, e terá o prazo de 10 (dez) meses para sua conclusão.

ES registra crescimento de 54,5% nas atividades turísticas

O Espírito Santo registrou um crescimento de 54,5% no volume de atividades turísticas no segundo trimestre deste ano. O comparativo é referente ao mesmo período do ano passado. O Estado aparece na 4ª posição no ranking nacional de crescimento interanual do volume das atividades turísticas, ganhando duas posições em relação à observada no 1º trimestre de 2022 e atrás apenas de Ceará (78,1%), Minas Gerais (+77,8%) e Rio Grande do Sul (+64,1%). Esses estados registraram as maiores variações interanuais. Os dados mostram a recuperação da atividade turística após acentuada queda em 2020 e início de 2021, em virtude da pandemia da COVID-19.

Esta é uma das informações divulgadas pelo Boletim da Economia do Turismo relativo ao segundo trimestre de 2022. Os dados foram apresentados, nesta quarta-feira (14), pela Secretaria de Turismo (Setur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Em relação às ocupações em Atividades Características do Turismo (ACTs), foram registrados no segundo trimestre deste ano no Espírito Santo 174.604 profissionais. O quantitativo significa 8,7% das pessoas ocupadas no Espírito Santo, similar a média nacional (8,8%). Destes empregos, 107.802 são formais e 66.802 são informais. Entre as atividades que geraram mais empregos os destaques são os segmentos de alimentação (96.187) e Transporte (61.291).

O rendimento médio do setor no trimestre foi de R$ 2.270,56, totalizando R$ 397,08 milhões da massa de rendimento capixaba. Os segmentos “Outra atividade” e “Transporte” são os com maior rendimento médio R$ 2.866,23 e R$ 2.167,92, respectivamente. Já “Alimentação” registrou o menor rendimento (R$ 1.311,01).

Geração de trabalho e renda

Com base no novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência, as Atividades Características do Turismo geraram mais de 1.604 novos postos de trabalho celetista (com carteira assinada), resultado da diferença entre os 8.507 admitidos e os 6.903 desligados sendo a quarta variação positiva das ACTs desde o segundo trimestre de 2021, acompanhando o desempenho positivo dos demais setores.

Entre os municípios capixabas que mais criaram novas vagas de emprego no setor de turismo estão Colatina (+514), principalmente no setor de alimentação, seguido por Vitória (+429) e Vila Velha (+ 158). Já os municípios com maior perda de postos de trabalho foram Serra (-64), Guarapari (-41) e Alegre (-16).

A região turística com o maior saldo de postos de trabalho no segundo semestre de 2022 foi a Região Turística Doce Pontões Capixaba, com a geração de 539 vagas, seguido pela Região Metropolitana (+509) e Região Verdes e das Águas (+158). Apenas a região do Caparaó registrou perda de vagas (-3), em virtude de redução de empregos no segmento de Alojamento e Outras Atividades. Maiores detalhes podem ser obtidos clicando neste link.