fbpx
Início > Show marca exemplo de superação de músico. De ex-morador de rua de Vitória/ES ao retorno aos palcos

Show marca exemplo de superação de músico. De ex-morador de rua de Vitória/ES ao retorno aos palcos


Em sua trajetória, Elias Belmiro alcançou projeção nacional e internacional por sua interpretação singular da obra de Heitor Villa-Lobos. Seu currículo reúne concertos como solista convidado na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha

— Anna Wong, Volunteer

O músico capixaba Elias-Belmiro dá exemplo de superação | Foto: Giulyanna Cipriano/Secult-ES

Na noite deste último sábado (25), a Casa da Música Sônia Cabral, em Vitória (ES), apresentou o show “Reencontro”, com entrada gratuita, onde foi apresentado um exemplo de superação do violonista Elias Belmiro. O artista, que em meados de 2018 teve problema com alcoolismo e acabou indo morar ao relento na Praça da Igreja do Carmo, no Centro de Vitória, conseguiu dar a volta por cima e retornou aos palcos. O músico já era uma referência no violão no Espírito Santo, antes de ter tido problema com o vício do álcool.

Naquela ocasião, o síndico de um prédio residencial localizado em frente á praça sabia de seu talento e da sua relevância para a música capixaba e, para a sua segurança, o convidou várias vezes para dormir na galeria do prédio. Mas, era na Praça do Carmo que passava o dia, em estado deplorável devido ao excesso de bebida. Agora, ganhou destaque no portal oficial do Governo do Estado, que trouxe o convite à população para participar e prestigiar o show neste último final de semana.

Página virada. Em meados de 2018, Elias Belmiro morava ao relento como morador de rua, na Praça da Igreja do Carmo, no Centro Histórico de Vitória (ES) | Foto: Redes sociais

Show em dois momentos

Inspirado no álbum “Elias Belmiro: Reencontro”, lançado em 2021, o show dividiu-se em dois momentos. Inicialmente, o músico se apresentou em formato solo. Na sequência, tocou acompanhado por um regional de choro, arregimentado pelo percussionista e produtor musical Luccas Martins, que idealizou o espetáculo. O repertório incluiu faixas do álbum homônimo – todas de autoria de Belmiro, repletas da linguagem do violão solo brasileiro e do choro –, além de releituras de três peças de Heitor Villa-Lobos e de “Odeon”, de Ernesto Nazareth.

“Este projeto representa um resgate das minhas várias façanhas, incluindo a minha música dita instrumental e o meu violão”, afirma o violonista, que tem mais de 30 anos de carreira e quatro discos gravados. “Sentir o gostinho de subir no palco é sempre uma emoção diferente. E agora será ainda mais envolvente, pois executarei obras de minha autoria. É sempre uma atmosfera pujante saber que realizei o antigo sonho de gravar um LP”, acrescenta, referindo-se ao álbum “Elias Belmiro: Reencontro”, viabilizado por meio de financiamento coletivo da loja Amigos do Vinil.

Em sua trajetória, Elias Belmiro alcançou projeção nacional e internacional por sua interpretação singular da obra de Heitor Villa-Lobos. Seu currículo reúne concertos como solista convidado na Espanha, Inglaterra, França e Alemanha, além da participação no Quinteto Maurício de Oliveira, em homenagem ao saudoso violonista Maurício de Oliveira (1925-2009), considerado o maior músico do Espírito Santo pela crítica especializada.

Participação na Orquestra Sinfônica do ES

Em dezembro de 2021, Elias participou como solista convidado do concerto de Natal da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), sob regência do maestro Helder Trefzger. Na ocasião, tocou “Concerto para violão e orquestra de Aranjuez”, obra-prima mundialmente conhecida de Joaquim Rodrigo.

“Elias é um grande violonista e compositor. Sua obra é muito brasileira, a tirar por sua ligação e reconhecimento em executar a obra de Villa-Lobos. O choro também é muito presente em suas composições, então celebrar a sua obra é também exaltar o choro como um todo e, consequentemente, o choro capixaba”, comenta o músico e produtor Luccas Martins, que acompanha o violonista e idealizou o espetáculo, que foi selecionado pelo Edital de Seleção de Projetos de Circulação de Espetáculos Musicais – 020/2021, da Secretaria da Cultura (Secult).