fbpx
Início > Sindipúblicos realizará assembleia para discutir reposição inflacionária e decretação de greve

Sindipúblicos realizará assembleia para discutir reposição inflacionária e decretação de greve

A perda do poder de compra dos salários dos servidores públicos estaduais nos dois últimos anos, segundo o Sinidicato, é de 59%. Os sindicalistas ainda acusam o governador do PSB de se recusar ao diálogo e que só comenta o assunto superficialmente quando provocado pela imprensa

Na próxima sexta-eira (10) o Palácio Anchieta será palco de uma assembleia dos servidores, que poderá sair greve | Foto: Governo ES

O Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Estado do Espírito Santo (Sindipúblicos-ES) está anunciando para a próxima sexta-feira (10), às 19 horas, em frente ao Palácio Anchieta, a realização de uma Assembleia Geral. O objetivo é, mais uma vez, cobrar do governador Renato Casagrande (PSB) uma resposta para repor as perdas inflacionárias dos salários, que é de 59%;

De acordo com o comunicado, a assembléia foi decidida ]”diante a insistência do governo em não respeitar o índice inflacionário”. A assembleia vai debater “sobre possibilidade de deflagração de Greve nos termos das leis 7.783/89 e 7.311/2002”. De acordo com a entidade sindical, “é dever do Estado garantir a recomposição inflacionária do último período, visto que as contas do governo estão superavitárias, sendo a receita corrente líquida x despesa do Estado em apenas 34%, bem abaixo do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal que é de até 49%”.

Falta de diálogo

O Sindicato está reforçando a convocação a todos os servidores demonstrando a eles a importância da união para garantir os direitos que continuam sendo negados à categoria. O Sindipúblicos-ES acrescenta que o governador do PSB tem mantido uma falta de diálogo com a categoria.

Em um comunicado, a entidade sindical destacou que após várias manifestações dos servidores públicos, o governador Casagrande acabou tocando no assunto de recomposição inflacionária ao ser provocado, duante entrevisa, pela jornalista Fabiana Tostes, da Rádio Jovem Pan News FM. Mas, insistiram que o governador Casagrande tem se recusado a manter um diálogo e dizer ao Sindipúblicos-ES se vai ou não conceder  a reposição salarial.

Reajuste sem a reposição das perdas inflacionárias

O Sindicato ainda disse o governador falou na mesma entrevista à emissora de rádio que “mesmo após dois anos sem revisão salarial, o governador sequer apresentou algum índice e anunciou que também será abaixo da inflação”. O presidente do Sindipúblicos-ES, Tadeu Guerzet, disse: “Estamos com mais de 50% de perdas e até o momento sequer existe um índice estudado e ainda anuncia que será abaixo da inflação? Não dá mais para trabalharmos assim. Daqui uns dias começaremos a pagar para irmos trabalhar”, desabafou.

Os sindicalistas disseram que para a Rádio Jovem Pan FM, Casagrande afirmou que somente irá encaminhar o projeto (de revisão de salário) para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em fevereiro de 2022. E o Sindipublicos acrescentou que segundo a entrevista de Casagrande, ele “não seria possível, devido ao recesso dos parlamentares e a Lei 173/2020, restringir qualquer recomposição salarial até dezembro de 2021”.