O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Espírito Santo(Sindipetro-ES) lançou uma campanha virtual nas redes sociais, com o objetivo de sensibilizar o governador Renato Casagrande (PSB) para suspender imediatamente as aulas presenciais. O governador está relutante em adotar medidas rígidas de isolamento social, como o lockdown, e insiste com as aulas presenciais mesmo sem a vacinação dos professores e funcionários das escolas.
De acordo com a assessoria de imprensa do Sindiupes, a campanha está sendo desenvolvida no Facebook, Instagram e Twitter. São professores portando cartazes com o pedido de suspensão imediata das aulas presenciais em todo o Espírito Santo.
Contágio elevado
A intenção é sensibilizar o governador, que mesmo diante da estagnação da quantidade de leitos para pacientes com Covid-19, devido ao elevado nível de contágio no Estado, ainda reluta em adotar medidas restritivas para a proteção da vida. Muitas escolas onde as aulas presenciais voltaram há professortes e funcionários infectados pelo novo coronavírus.
Na campanha os professores destacam a ocupação próxima de 90% dos leitos com pacientes com Covid-19. Neste último final de semana médicos responsáveis pela administração de UTIs/Covid-19 no interior do Estado divulgaram vídeos alertando que já foi superada a ocupação de 100%.
“O Sindiupes entende que, nesse grave momento da pandemia, manter as escolas funcionando somente contribuirá para uma tragédia ainda maior – que atingirá milhares de professores/as, funcionários/as de escola, estudantes e seus familiares. Nesse sentido, a entidade chama a todos/todas para participarem dessa importante campanha virtual pedindo a suspensão imediata das aulas presenciais, em defesa da vida, em defesa da educação”, diz a entidade em comunicado.