fbpx
Início > STF dá prazo ao Governo Bolsonaro para se manifestar sobre comprovante de vacina para quem chega do exterior

STF dá prazo ao Governo Bolsonaro para se manifestar sobre comprovante de vacina para quem chega do exterior

O Brasil virou um paraíso para os negacionistas à vacina contra no Covid entrar sem ser importunados | Foto: Reprodução

O governo Bolsonaro tem prazo para até esta quarta-feira (8) para se manifestar sobre quais a providências que tomou para exigir o comprovante de vacinação de estrangeiros que chegam ao Brasil, principalmente pelo meio de transporte aéreo. A providência foi solicitada há meses pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ainda não implementada devido ao negacionismo ideológico de extrema direita do presidente Jair Bolsonaro (PL). A ordem para que diga o que fez para evfitar uma nova explosão de casos de Covid, principalmente a partir da nova cepa Ômicron foi do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido ao STF foi feito pelo partido Rede e o ministro Barroso acatou e apontou na sua decisão a existência de uma “inércia” do atual governo federal em revisar uma portaria interministerial, a pedido da Anvisa, e que foi editada em outubro último. O pedido se resume em exigir um teste negativo de Covid dos viajantes que chegam ao Brasil, além da comprovação de terem sido vacinado com duas doses de imunizantes contra o novo coronavírus.

“Risco iminente de nova cepa”

Em sua decisão, o ministro Barroso cobra uma resposta dos ministérios da Saúde, Casa Civil, Justiça e Infraestrutura, autores da portaria de outubro último que libera os estrangeiros de comprovar imunização. De acordo com Barroso, a Rede requereu a revisão da portaria devido ao ” risco iminente de disseminação de nova cepa de Covid-19, da aproximação das férias e de grandes eventos turísticos (como o carnaval)”.

Atualmente, o Brasil é um paraíso para negacionistas internacionais entrarem sem ser incomodados. A exigência atual para entrar no país por via aérea são se resume apresentar teste RT-PCR negativo para a Covid-19 (ou o exame antígeno feito no máximo 24h antes do embarque) e a Declaração de Saúde do Viajante, por meio da qual o passageiro concorda com as medidas sanitárias a serem cumpridas durante a estadia no Brasil.