fbpx
Início > Subsidiária da Embraer anuncia protótipo de veículo elétrico aéreo para uso urbano

Subsidiária da Embraer anuncia protótipo de veículo elétrico aéreo para uso urbano


A nova aeronave foi produzida na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP)e pretende revolucionar o transporte em cidades, sendo uma espécie de ‘Uber aéreo’


Subsidiária da Embraer anuncia protótipo de veículo elétrico aéreo para uso urbano | Vídeo: Divulgação

A empresa aeronáutica Eve Air Mobility, subsidiária da brasileira Embraer, apresentou durante a realização da 45º Farnborough Air Show, na Inglaterra, no início desta semana, o primeiro protótipo em escala real de seu veículo elétrico urbano voador. Com a possibilidade de fazer a decolagem e pouso vertical, a Eve Air Mobilitym que ganhou o nome comercial de eVTOL, a Embraer garante que “pretende revolucionar a a mobilidade aérea nas cidades.”

“Com dedicação e competência extraordinárias, nossa equipe de engenheiros conseguiu montar com sucesso nosso primeiro protótipo em escala real”, disse Johann Bordais, CEO da Eve, em nota distribuída à imprensa. “Esse é um passo importante que reforça o nosso compromisso com a segurança, acessibilidade e inovação. Agora, devemos focar na preparação de uma rigorosa bateria de testes, mas vamos além da criação de uma aeronave – estamos desenvolvendo um ecossistema completo de soluções para modelar o futuro da indústria de Mobilidade Aérea Avançada.”

Fornecedores

Além da apresentação de seu protótipo, a Eve também anunciou a conclusão da seleção de fornecedores primários para sua aeronave. À medida que a empresa avança para a próxima etapa de desenvolvimento, o protótipo embarca em uma série de campanhas de testes. Esses testes têm como objetivo avaliar cuidadosamente todos os aspectos operacionais e de desempenho da aeronave, desde suas capacidades de voo até seus recursos de segurança.

As informações obtidas nesses testes terão um papel crucial no aprimoramento do design e funcionalidade da aeronave. “Esta fase intensiva de testes marca o início do próximo passo fundamental em nossa jornada”, afirmou Bordais. “Ela garante que nosso eVTOL atenda aos altos padrões e expectativas que estabelecemos para desempenho e segurança.”

Experiência

A Eve, em parceria com a Embraer – a terceira maior fabricante de aeronaves do mundo – utiliza os 55 anos de experiência da empresa em desenvolvimento, design e certificação de aeronaves para aprimorar seu eVTOL. Além disso, os clientes terão o benefício de acessar uma rede global já estabelecida de centros de atendimento e suporte, fundamental para garantir operações seguras, eficientes e confiáveis.

Com cartas de intenção para 2,900 eVTOLs, a aeronave da Eve utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão, garantindo alto desempenho e segurança.

Além de oferecer diversas vantagens, como baixo custo operacional, menos peças, estruturas e sistemas otimizados, foi desenvolvido para oferecer eficiência de empuxo com baixo ruído.

Paralelamente, a Eve continua desenvolvendo um amplo portfólio de soluções agnósticas, incluindo o Vector, um software único de Gerenciamento de Tráfego Aéreo Urbano para otimizar e expandir as operações de Mobilidade Aérea Urbana em todo o mundo.

Sobre a Eve Air Mobility

A Eve se dedica a acelerar o ecossistema de Mobilidade Aérea Urbana (UAM). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, apoiada por mais de 50 anos de experiência aeroespacial da Embraer S.A. e com um foco singular. A Eve está adotando uma abordagem holística para o progresso do ecossistema de UAM, com um projeto avançado de eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução exclusiva de gerenciamento de tráfego aéreo.

Desde 10 de maio de 2022, a Eve está listada na Bolsa de Valores de Nova York, onde suas ações ordinárias e bônus públicos são negociados sob os códigos “EVEX” e “EVEXW”.