fbpx
Início > Surto de gripe se agrava em Vitória e os únicos dois PA’s atendem 717 pessoas em um dia

Surto de gripe se agrava em Vitória e os únicos dois PA’s atendem 717 pessoas em um dia

Nos únicos dois pronto-atendimento da capital capixaba foram atendidas 717 pessoas nesta última terça-feira com gripe | Fotos: PMV

O surto de gripe provocou uma corrida aos únicos dois postos de pronto-atendimento de Vitória, a capital do Espírito Santo. Segundo nota da Prefeitura de Vitória (PMV), somente nesta última terça-feira (28) continuou “grande o fluxo de pessoas buscando a rede municipal de saúde com sintomas respiratórios. De zero hora às 18 horas desta terça-feira, foram realizados 344 atendimentos no Pronto Atendimento (PA) de São Pedro e 373 no PA da Praia do Suá. Foram 717 pessoas em um único dia. Os números são expressivos, uma vez que o IBGE projetou para este ano uma população de apenas 369.534 pessoas para Vitória.

Diante do aumento do surto, a PMV anunciou a suspenção do ponto facultativo da próxima sexta-feira (31). “Dessa forma, todas as unidades de saúde do município e todos os setores administrativos das repartições municipais funcionarão normalmente. A medida foi adotada para otimizar o fluxo de atendimentos de pessoas com sintomas gripais na rede municipal de saúde e em virtude do aumento da procura nos dois Pronto Atendimentos de Vitória”, afirmou a Prefeitura em nota distribuída à imprensa.

“Até o momento, 34 pacientes aguardam transferência pela Central de Vagas do Governo do Estado. Devido à epidemia de gripe e pandemia de Covid-19, às unidades de saúde vão concentrar os trabalhos nos atendimentos aos pacientes com sintomas respiratórios. As consultas de especialidades estão mantidas. Com a suspensão do ponto facultativo na sexta-feira (31), todas as 29 unidades de saúde funcionarão normalmente, das 7 às 17 horas, atendendo pacientes com sintomas respiratórios e as gestantes em pré-natal. Além do atendimento presencial, a Semus também está disponibilizando o teleatendimento, que pode ser agendado pelo telefone 156. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira”, diz a PMV.

Óbitos

No boletim mais atualizado sobre o surto da Influenza A (subtipo H3N2), elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), já estão confirmados os óbitos de seis pessoas. DE acordo com a Sesa, os exames analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) têm indicado a predominância da Influenza A. Das 17.186 amostras de casos suspeitos de síndrome gripal analisadas neste ano, entre as Semanas Epidemiológicas (SE) 01 e 51, 519 foram confirmadas para Influenza A, com uma positividade de 3,02% das amostras.

Até o momento, a Sesa aguarda resultados de sequenciamentos genéticos de amostras que foram encaminhados à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Em relação aos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Influenza, há a confirmação de 38 casos e seis óbitos – quatro deles foram confirmados na SE 49 e 02 na SE 51. Os dados são do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe).