fbpx
Início > Taxa de ocupação de leitos com pacientes de Covid-19 passa de 80% no Espírito Santo

Taxa de ocupação de leitos com pacientes de Covid-19 passa de 80% no Espírito Santo

A falta de medidas de restrição à circulação, morreram 1.495 capixabas neste ano e 87.867 foram infectados | Painel Covid-19

Nas regiões Sul e Central do Espírito Santo a taxa de ocupação dos leitos de UTI, com pacientes do novo coronavírus (Covid-19) ultrapassa 80%. Na região metropolitana, cuja taxa chegou a 83% neste último final de semana, se encontra na manhã desta terça-feira (9) em 79,07%. Nos demais Estados, com a taxa acima de 80%, os governadores tomaram decisão de promover o isolamento social.Os dados são oficiais e foram divulgados pelo Governo do Estado no Painel Covid-19.

No Espírito Santo continua tudo normal. Os ônibus com janelas lacradas e com ar condicionado continuam circulando superlotados e com passageiros sem o uso de máscaras, as escolas funcionam com aulas presenciais normalmente mesmo com os professores e funcionários escolares sem terem tomado vacinas. E também é liberado o funcionamento em qualquer horário de bares e as praias continuam com aglomerações e com a maioria dos freqüentadores sem o uso de máscaras.

Mortes e infecções por Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revelou que o projeto do governador Casagrande é somente adotar medidas de restrições sociais, como já está sendo feito pelos demais governadores, “quando a taxa de ocupação dos leitos com pacientes de Covid-19 chegar a 90%”. Enquanto isso não ocorre, a taxa de infecção e de mortes vai se elevando no Estado. Em apenas oito dias deste mês ocorreram 171 óbitos por Covid-19 e 9.913 novas pessoas infectadas.

A falta de medidas restritivas com rigor no Espírito Santo já provocou 1.495 mortes por Covid-19 neste ano, entre 1º de janeiro e esta última segunda-feira (8). Neste mesmo período foi contaminado pelo Covid-19 um total de 87.967 capixabas. Desde o início da pandemia o Estado já conta com 6.576 mortes e 336.218 casos confirmados de contágio. Ou seja, já se contaminou 8,28 da população capixaba.

Apelo ao invés de lockdown

O governador Renato Casagrande não quer tomar medidas de restrições e muito menos lockdown, como vem sendo feito pelos demais governadores. Casagrande prefere fazer apelos, que não são ouvidos pela população: “Eu quero pedir à população. Não é brincadeira. É fundamental que a gente possa tomar cuidados agora. Se a gente não quiser que o Estado viva momentos  de maiores restrições, é preciso seguir os protocolos agora: manter distanciamento, uso de máscara, é preciso não aglomerar”, apela o governador sem eco na sociedade capixaba.

A medida de ocupação dos hospitais com pacientes de Covid-19 na região metropolitana é de 79,07%, embora em alguns o índice seja muito maior e já próximo a 100%. Na região Sul do Espírito Santo a média de ocupação é de 82,35%, com a oferta de 102 leitos tendo 84 ocupados. Na região central do Estado a média de ocupação dos 69 leitos disponíveis e com 56 ocupados é de 81,16%. Apenas a região Norte tem taxa média de ocupação de 67,86%, com 38 dos 56 leitos ocupados.