fbpx
Início > Trabalhadores da orla portuária se mobilizam diante da iminência da privatização da Codesa

Trabalhadores da orla portuária se mobilizam diante da iminência da privatização da Codesa

Debate dos trabalhadores da orla portuária do Espírito Santo neste início de semana | Foto: Rodrigo Gavini/Orla Portuária

Trabalhadores avulsos e vinculados, empresários, entidades, sindicatos e movimentos sociais marcaram presença no debate sobre a privatização da Codesa, que foi promovido pelo Suport-ES no auditório do CREA, no início desta semana. Intersindical Portuária, Fórum Permanente Portuário e operadores portuários que operam no porto público também participaram do debate.

Um dos principais pontos discutidos foi a necessidade de valorização da atividade portuária e o envolvimento da sociedade, que vai sofrer as consequências da desestatização. “Precisamos estar prontos para a mobilização para mostrar aos municípios e ao Estado que toda a família portuária vai ser impactada com a venda da Codesa. Estamos em estado de greve e vamos lutar para que os empregos e o mercado de trabalho sejam reconhecidos. Estamos unidos, Intersindical, Guarda Portuária e operadores portuários, pois a luta é uma só”, disse Marildo Capanema, presidente do Suport-ES.

Debate

O debate foi aberto para a participação de todos, principalmente para os funcionários concursados da Codesa, que serão os mais prejudicados, pois terão seus contratos finalizados de forma trágica. A discussão enriqueceu ainda mais a unidade e a reflexão sobre o descaso com o patrimônio público e a com a autoridade portuária.

Nesta última terça-feira (28) o Suport-ES já enviou ofício aos prefeitos da Grande Vitória solicitando audiência para os próximos dias para discutir os impactos da desestatização para os municípios.