O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está lembrando aos eleitores que no segundo turno vai se repetir o tempo extra de um segundo, para que seja conferido o voto antes de apertar a tecla verde “confirma”. Segundo o TSE, o objetivo do tempo extra é justamente estimular a conferência do voto com o máximo de atenção para evitar qualquer engano antes da confirmação.
A urna eletrônica libera a confirmação do voto após esse tempo de 1 segundo do preenchimento completo dos números do candidato para cada cargo. No segundo turno, mais de 156 milhões de pessoas estão aptas a eleger o presidente da República e, em12 estados. No Espírito Santo os eleitores também deverão escolher os candidatos a governador.
A cada uma das confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. No final, depois da escolha de todos os candidatos, aí sim o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo, indicando a conclusão da votação pelo eleitor.
Neste próximo domingo (30) haverá em oito municípios também eleições suplementares para a escolha de prefeitos e vice-prefeitos. O pleito municipal ocorrerá nas seguintes cidades: Cachoeirinha (RS), Canoinhas (SC), Cerro Grande (RS), Entre Rios do Sul (RS), Joaquim Nabuco (PE), Pesqueira (PE), Pinhalzinho (SP) e Vilhena (RO). No caso do Espírito Santo, onde há segundo turno para a escolha será primeiro do governador e, em seguida, do presidente.