fbpx
Início > TSE sugere ao eleitor que precise da 2ª via do título, que o imprima em casa

TSE sugere ao eleitor que precise da 2ª via do título, que o imprima em casa


Impressão do documento pode ser feita pelo app e-Título ou no Portal do TSE


TSE sugere ao eleitor que precisa da 2ª via do título, que o imprima em casa | Imagem: TSE

O eleitor que perdeu ou teve o seu Título de Eleitor danificado, pode tirar a segunda via de casa, sem a necessidade de se deslocar até um cartório eleitoral. É o que está sugerindo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “É fácil, rápido e gratuito”, atesta o TSE. A solicitação via internet do novo Título Eleitoral pode ser feita até 8 de maio de 2024, 151 dias antes do pleito deste ano.

A eleitora ou o eleitor pode baixar a via pronta para impressão pelo aplicativo e-Título, disponível nas plataformas iOS ou Android, ou no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Autoatendimento Eleitoral.  Confira o passo a passo.

Como imprimir o título de eleitor pelo e-Título

  • Abra o e-Título e clique em “Mais opções”, no canto inferior direito da tela.
  • Vá até o menu “Outras opções” e clique em “Imprimir título eleitoral”.
  • A via para impressão estará pronta. No canto superior direito da tela, clique no ícone com uma seta para baixar, imprimir ou compartilhar o arquivo em PDF.

Como imprimir o título de eleitor pelo Portal do TSE

  • Acesse o Portal do TSE e clique em “Autoatendimento Eleitoral”, na aba “Serviços”, disponível no canto superior direito da tela.
  • Em seguida, clique em “Título eleitoral” e “Imprima seu título eleitoral”.
  • Insira os dados e clique em “Entrar”.
  • O título de eleitor aparecerá para impressão ou download.
Como conferir a autenticidade do seu Título de Eleitor

Autenticidade

A autenticidade do título de eleitor impresso poderá ser confirmada por meio do QR Code presente no documento ou pelo código de validação.

Para verificar a autenticidade mediante o QR Code, basta acessar o aplicativo e-Título e clicar no menu superior esquerdo e, em seguida, em “Verifique um documento emitido pela Justiça Eleitoral” (também é possível encontrar essa opção clicando em “Mais opções” – “Outras opções” e “Autenticidade de documentos”).

Já para verificar a autenticidade no Portal do TSE, basta acessar a página, clicar em “Serviços” e “Validar documentos”. Cabe destacar que a data de emissão pedida nos campos refere-se àquela em que o documento foi impresso, que aparece ao lado do QR Code, e não à data de emissão do título de eleitor em si.

Eleições municipais terá o primeiro turno em 6 de outubro

As eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).

No Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios a partir de 18 anos de idade e facultativos aos jovens de 16 e 17 anos, aos maiores de 70 anos e às pessoas analfabetas.

Em 2024, mais de 152 milhões de eleitoras e eleitores escolherão candidatas e candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 6 de outubro, e o segundo turno no dia 27 de outubro, onde for necessário.