Ao contrário do que apregoa o “mercado”, liderado por empresários com posições políticas conservadoras de São Paulo, no Espírito Santo as atividades turísticas aumentaram 10,2% em outubro ao ser comparadas com o mesmo mês do ano passado. Além disso, nos três trimestres de 2024 houve crescimentos
Mais um bom desempenho do turismo no Espírito Santo em 2024, quando o volume de atividades cresceu em outubro 10,2% ao comparar o período com o mesmo mês de 2023 e atingiu o maior patamar desde janeiro de 2023: Foram 106,3 pontos no Índice de Atividades Turísticas (Iatur). Esse aumento expressivo foi maior que a média nacional (8,5%). Além disso, o setor capixaba acumulou crescimentos nos três trimestres deste ano e há boas expectativas para o final de 2024 e início de 2025.
As análises são dos próprios empresários do setor, analisadas pelo Connect da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES), com base nos dados de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em outubro último, mês do Dia das Crianças – que movimenta o comércio e serviços ligados ao turismo –, o volume de atividades no estado registrou um aumento de 3,9% em relação a setembro. Esse percentual foi o terceiro maior do ano, superado apenas pelas variações registradas em junho (4,6%) e janeiro (4,2%). Já no Brasil, o setor cresceu 4,7% na comparação mensal.
Variações positivas em todo 2º semestre de 2024
No segundo semestre de 2024, todos os meses registraram variações positivas quando comparados com os mesmos períodos de 2023, sendo que julho foi o primeiro mês do ano a superar o índice registrado no ano passado, representando um ponto de virada no turismo capixaba em 2024.
O relatório do Connect Fecomércio-ES apontou ainda que, apesar da melhora do desempenho no 2º semestre, o volume de atividades turísticas acumulado em 2024 é inferior ao registrado em 2023. Porém, a diferença vem caindo ao longo do ano, fechando outubro em -4,5%.
Para a coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, um dos fatores que pode ter contribuído para a melhora no desempenho do setor turístico capixaba é o índice de preços dos produtos turísticos. No acumulado até o mês de outubro, a variação nos valores de todos os principais produtos foi menor na Grande Vitória do que no Brasil como um todo.
Redução de preços
Em outubro, destacaram-se a redução de 1% nos preços das hospedagens e a queda de 11,74% nas passagens aéreas. O aumento nos níveis gerais de valores na Grande Vitória (3,56%) é menor do que a média nacional (3,88%), o que implica positivamente no poder de compra dos consumidores do Espírito Santo.
“É fundamental investir na divulgação e promoção do estado como destino turístico, destacando suas belezas naturais e toda a riqueza cultural e gastronômica, para ampliar sua visibilidade no cenário nacional. As políticas de incentivo fiscal direcionadas aos diversos segmentos do setor turístico capixaba desempenham um papel essencial para elevar a competitividade do Espírito Santo. Elas tornam os negócios mais atrativos para novos investimentos e o fornecimento de produtos e serviços cada vez mais qualificados, fortalecendo o turismo local”, ressaltou Ana Carolina Júlio.
Serviço:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.