O vice-reitor da Ufes, Roney Pignaton acompanhou na última semana equipes da Vale e da multinacional francesa Veolia durante uma visita técnica às instalações da planta piloto do supressor sustentável, localizada no campus de Goiabeiras. A visitação é parte do processo de expansão da parceria de mais de dez anos entre a Ufes e a Vale, que originou o inédito produto de controle ambiental a partir da reciclagem do plástico.
O encontro serviu para apresentar todo o processo de produção do supressor de poeira aos representantes da Veolia, e para avaliar a sinergia entre a produção local e o consumo nos Estados Unidos, Canadá e em países da Europa e da África. Além de Pignaton, estavam presentes também o professor do Departamento de Química Eloi Filho, responsável pelo desenvolvimento do supressor sustentável (primeiro produto da Ufes a conquistar a patente verde); estudantes de doutorado do programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ/Ufes) e pesquisadores que atuam no projeto; e representantes da Vale e da Veolia.
O vice-reitor considerou a visita dos representantes das empresas à planta piloto do supressor de pó um passo importante para dar continuidade às tratativas relacionadas à expansão da produção, já que a ideia é buscar parcerias para comercialização em larga escala, tanto em nível nacional, quanto internacional: “As expectativas são muito positivas, considerando, sobretudo, que o processo produtivo implementa verdadeiramente o conceito de economia circular, com impacto social e ambiental claros”.
O professor Eloi Filho ressaltou que a parceria com a Vale possibilitou que o produto fosse finalizado e colocado em produção para escala industrial em pouco mais de dez anos. “Através desse convênio a gente conseguiu avançar muito, porque o projeto depende de investimento financeiro para poder pagar as pessoas envolvidas”, avaliou.
Para o gerente de Inovação da Vale, Vinícius Romano, a parceria com a Ufes é importante, principalmente pelo impacto causado nas associações de catadores e na sociedade em geral: “Agora a gente está buscando ampliar esse impacto para além da Vale, trazendo aqui nessa visita uma empresa de porte mundial, que já tem presença nesse mercado supressor”.
Em estágio avançado, a produção em larga escala do supressor sustentável está com previsão de acontecer ainda no primeiro semestre deste ano.
Texto: Adriana Damasceno