fbpx
Início > Ufes apresenta projetos de inovação este fim de semana, no ESX 2023

Ufes apresenta projetos de inovação este fim de semana, no ESX 2023

Neste final de semana, a Ufes apresenta projetos de inovação no ESX 2023 | Imagens: Divulgação

A Ufes participa, desde esta última sexta-feira (2), do ESX 2023 – Espírito Santo Innovation Experience, evento de inovação que será realizado na Praça do Papa, em Vitória. No evento, que ocorre até este domingo (4), a Universidade terá um estande de 60 metros quadrados em que apresentará diversos dos seus projetos de inovação. O evento é gratuito e aberto à participação do público mediante inscrição.

Esta será a segunda participação da Ufes no evento, que é organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Espírito Santo (Sebrae-ES) e teve, em sua última edição, em 2021, a visita de 17 mil pessoas. Além do estande, haverá uma palestra sobre o ensino de empreendedorismo na Ufes. Conheça as ações de empreendedorismo da Ufes nesta matéria produzida pela TV Ufes.

O diretor de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Anilton Sales, afirma que os cerca de 15 projetos apresentados, das diversas áreas do conhecimento, são uma amostra do que a Ufes pode fazer pela sociedade. “Da área tecnológica, teremos o carro autônomo. Da saúde, o desenvolvimento de próteses, da área da biotecnologia, um projeto de cunho internacional com patente concedida”, cita.

Sales também destaca projetos da área da visão computacional, com soluções aplicadas à segurança pública: “Muito particularmente, pode ser uma grande ajuda ao monitoramento das escolas, porque é um sistema capaz de fazer a detecção de armas com muita facilidade”.

O diretor menciona ainda projetos desenvolvidos por estudantes de empresas juniores, sobre a área química, e três pesquisas de suporte ao meio ambiente. “Estes [projetos] serão uma amostra muito importante para que a sociedade possa compreender o papel da universidade para o desenvolvimento tecnológico, econômico e de bem-estar social”, detalha, ressaltando o apoio da Administração Central da Ufes para viabilizar a participação neste evento. Alguns desses projetos, segundo ele, já se transformaram em startups e outros buscam parcerias para se transformarem em produtos disponíveis no mercado.

O estande da Ufes foi dividido em dois espaços: institucional, com um projeto que será mostrado de forma permanente durante o evento e outros três expostos durante um dia inteiro; e inovação, onde três projetos e startups serão apresentados a cada turno, com um revezamento entre eles – vários deles atuam no Espaço Empreendedor da Ufes. Os pesquisadores estarão presentes para conversar com o público e com potenciais parceiros. Veja a programação completa abaixo.

Palestras

Além da apresentação dos projetos, nesta sexta, 2, às 16 horas, o professor Fabio Goveia, do Departamento de Comunicação da Ufes e do Laboratório de Estudos sobre a Imagem e Cibercultura (Labic-Ufes) participa de um debate sobre Inovações tecnológicas e acervos da Midiateca Capixaba, no espaço Governo do ESX, ao lado de Paula Nunes, da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo (Secult). Na mesa, serão apresentados alguns resultados da parceria parceria da Secult com o Labic para produzir inovação a partir dos acervos digitalizados de várias instituições de preservação da memória, como o Museu de Arte, o Arquivo Público e o Palácio Anchieta. Os documentos, já digitalizados, serão acessíveis à população a partir de tecnologias que estão em desenvolvimento.

No sábado, 3, haverá a palestra Experiências do Ensino de Inovação e Empreendedorismo da Ufes, às 15h30, no Espaço Conexão do ESX. No evento, será possível conhecer a trajetória de ensino de inovação e empreendedorismo da Ufes de 2018 a 2023, que experimentou dois modelos diferentes baseados nas experiências das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e de Pernambuco (UFPE). A palestra será ministrada pelos professores da Ufes Letícia Pedruzzi Fonseca, que é pesquisadora do Laboratório de Tecnologias de Apoio a Redes de Inovação (LabTAR-Ufes) e do Departamento de Design; e André Almeida, do Departamento de Gemologia, mestre em Contabilidade com atuação na área do empreendedorismo e finanças.

Confira a programação do estande da Ufes:

Espaço Institucional – projetos expostos diariamente, de 9h a 21h

  • – Carro autônomo: projeto desenvolvido pelo Laboratório de Computação de Alto Desempenho (LCAD), que conta atualmente com a parceria da empresa Lume Robotics. Um sistema robótico avançado confere a um veículo a capacidade de trafegar de modo totalmente autônomo, sem a necessidade de um motorista humano. Ficará exposto de sexta a domingo.
  • – Descarbonização de gases: projeto desenvolvido no Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo (CPID), que desenvolve sistemas de detecção de microrganismos em bioaressóis de ambientes internos climatizados e sistema de descarbonização, utilizando resíduos da indústria siderúrgica. Exposição na sexta-feira, 2.
  • – Reabilitação pós-AVC: em parceria com a empresa Symbios, desenvolve soluções de alta tecnologia para a reabilitação de pacientes pós-acidente vascular cerebral. Exposição no sábado, 3.
  • – Visão Computacional: a empresa ISVision, criada a partir de pesquisas da Ufes, desenvolve soluções em Visão Computacional, Processamento de Imagens, Inteligência Artificial, Robótica e Espaços Inteligentes. Exposição no domingo, 4.

Espaço Inovação

  • – BioBone: desenvolvimento de enxertos (biomateriais descelularizados) de origem óssea, principalmente destinados à implantodontia e ortopedia. Sexta-feira, de 9h a 17h; sábado e domingo, de 9h a 13h.
  • – Mapes – Museu de Arte das Paneleiras do Espírito Santo: traz um olhar artístico e sensorial sobre a preservação do primeiro Bem Imaterial Cultural do Brasil. Sexta-feira e sábado, de 9h a 17h, e domingo, de 9h a 12h.
  • – PADTech: Inteligência Artificial para auxiliar na detecção do câncer de pele. Sexta-feira e domingo, de 9h a 13h.
  • – B-612 Soluções Sustentáveis: Retardante de chamas inovador constituído por um material celulósico (celulose + grafeno) com propriedades avançadas que não propaga a chama e não emite fumaça em uma situação de incêndio. Sexta-feira e sábado, de 13h a 17h.
  • – Territórios do Presente: experiência imersiva que objetiva refletir sobre nossa relação com a cidade e com o meio ambiente. Sexta-feira, de 13h a 21h, e domingo, de 17h a 21h.
  • – AI Medical: algoritmo que, aliado à técnica de Espectroscopia ATR-FTIR, consegue detectar a adulteração de Whey Protein e determinar a quantidade real de proteína da amostra. Sexta-feira, de 17h a 21h, e sábado, de 9h a 13h
  • – CT Júnior: empresa júnior do Centro de Tecnologia da Ufes. Sexta e sábado, de 17h a 21h.
  • – Nano Smart: desenvolvimento de sistemas inteligentes para detectar contaminantes nos alimentos. Sábado e domingo, de 13h a 17h.
  • – Projeto Eólica: projeto de extensão que busca democratizar o acesso da população capixaba à geração de energia eólica residencial. Sábado, de 13h a 17h.
  • – Solares: projeto universitário que explora aplicações de energia solar. Sábado, de 18h a 21h, e domingo, de 13h a 17h.
  • – Insights for Science (InsightSci): conecta pesquisadores e conhecimento por meio de uma plataforma para otimizar revisões bibliográficas. Sábado e domingo, de 17h a 21h.
  • – Consultores Juniores Associados (CJA-Ufes) – assessoria contábil para associações privadas sem fins lucrativos. Domingo, de 13h a 17h.
  • – Federação de Empresas Juniores do Espírito Santo – atua no desenvolvimento das empresas juniores. Domingo, de 17h a 21h.