O objetivo, segundo a Ufes, é buscar articulação com outras entidades públicas para realizar ações que possam dar maior suporte aos estudantes com deficiência
Buscar articulação com outras entidades públicas para realizar ações que possam dar maior suporte aos estudantes com deficiência. Esse foi o objetivo da reunião entre as equipes da Secretaria de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade (Siac) da Ufes e da Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES), ocorrida na última segunda-feira, 14.
A reunião, realizada no Gabinete da Reitoria da Ufes, contou com a presença da secretária de Inclusão Acadêmica e Acessibilidade, Cinthya Oliveira, e do defensor público e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e da Coordenação dos Direitos das Pessoas com Deficiência da DPES, Hugo Matias.
Reunião
“Durante a reunião, discutimos temas prioritários para a gestão, como a reserva de vagas para alunos com deficiência em processos seletivos, orientações de acesso à rede de defesa dos direitos humanos, a composição de uma rede intersetorial para garantia de direitos das pessoas com deficiência e uma proposta de acordo de cooperação técnico-científica entre a Ufes e a Defensoria Pública, visando a realização de ações integradas voltadas para o fortalecimento dos direitos de estudantes com deficiência”, citou a secretária da Siac.
A vice-reitora da Ufes, Sonia Lopes, afirmou que a intenção é promover a união da Universidade com outras instituições públicas para, juntas, pensarem formas de desenvolver políticas afirmativas para estudantes com deficiência. “Queremos contar com a parceria dessas instituições para nos ajudar a fortalecer a presença desses estudantes na Universidade e na sociedade”, afirmou.
Texto: Thereza Marinho, com informações da Siac