Sem as vantagens pessoais, a remuneração básica para o novo cargo de diretor na Ufes é de R$ 26.126,30, segundo o portal da Transparência do Governo Federal
A Ufes está anunciando que através da sua Administração Central criou a ‘Diretoria de Prevenção, Mediação de Conflitos e Correição (DPMC)’, vinculada diretamente à Reitoria, “com o objetivo de construir um ambiente de conciliação na Universidade.” A DPMC substitui a antiga Coordenação de Procedimentos Disciplinares, que antes era ligada ao Gabinete da Reitoria.
O novo diretor da DPMC, o professor do Departamento de Direito Gilberto Fachetti explica que a mudança ampliou as funções da antiga estrutura. “A correição engloba sindicância, investigação de denúncias e processos disciplinares. As novas atribuições são a prevenção do assédio em todas as suas formas, a mediação de conflitos e a conciliação. O objetivo é permitir que conflitos sejam resolvidos voluntariamente”, afirma, lembrando que essa é também uma política da Controladoria-Geral da União (CGU).
Objetivo
“Nosso objetivo, ao criar a nova diretoria, foi promover um ambiente de pacificação entre os diversos atores da Universidade. Não faz sentido que pequenos conflitos se avolumem para, no futuro, talvez se tornarem condutas mais danosas. A conciliação exerce um importante papel para garantir relações de trabalho mais sinérgicas e prevenir que danos futuros ocorram”, disse o reitor da Ufes Eustaquio de Castro.
De acordo com informação divulgada pela Ufes, em dois meses de funcionamento, a DPMC já realizou dez mediações, envolvendo servidores, estudantes e professores. Na semana passada, foi aprovado o regimento interno do setor, que prevê a formação de uma Câmara de Mediação, composta por três pessoas, que receberá propostas de conciliação.
A universidade complementa alegando que a “Nosso objetivo, ao criar a nova diretoria, foi promover um ambiente de pacificação entre os diversos atores da Universidade. Não faz sentido que pequenos conflitos se avolumem para, no futuro, talvez se tornarem condutas mais danosas. A conciliação exerce um importante papel para garantir relações de trabalho mais sinérgicas e prevenir que danos futuros ocorram”, afirmou o reitor Eustaquio de Castro.
Em dois meses de funcionamento, a DPMC já realizou dez mediações, envolvendo servidores, estudantes e professores. Na semana passada, foi aprovado o regimento interno do setor, que prevê a formação de uma Câmara de Mediação, composta por três pessoas, que receberá propostas de conciliação.
Números atuais da Ufes:
Orçamento atualizado 2024: R$ 1,30 Bilhão
Cursos de graduação presencial – 103
Vagas anuais – cerca de 5 mil
Estudantes matriculados em cursos de graduação presencial – 20 mil
Cursos a distância – 12
Estudantes matriculados em EAD em 2023 – 1500
Pós-graduação – 61 cursos de mestrado e 39 de doutorado
Estudantes matriculados na pós-graduação – 4,5 mil
Assistência estudantil – auxílios regulares para mais de 5.700 estudantes
Área total dos seus quatro campi – 4,8 milhões de m2
Área construída – cerca de 400 mil m2
Professores – 2.000
Técnicos-administrativos – 2.500
Projetos e programas de extensão – 850 anuais em média, com 4 milhões de atendimentos à comunidade
Projetos de pesquisa em execução – 8 mil em execução por ano em média
Acordos para intercâmbios internacionais – 162 em todos os continentes
Bibliotecas – 1 central e 8 setoriais
Acervo de livros – 419.173 exemplares e 178.697 títulos, além de acervos digitais
Fonte: Portal da Transparência da Ufes