São 30 vagas para consciência corporal e 100 para dança, gratuitas, e as inscrições podem ser feitas por integrantes da comunidade acadêmica e a população em geral
A Ufes está oferecendo 30 vagas para as aulas de consciência corporal e 100 vagas para as de dança. As aulas terão início no próximo dia 24 de maio e acontecerão nas salas do Centro de Educação Física e Desportos CEFD, no campus de Goiabeiras. A iniciativa é da Pró-Reitoria de Extensão, por meio da Diretoria de Esportes e Lazer e em parceria com o CEFD.
As aulas de consciência corporal serão realizadas às terças-feiras, das 15 às 16 horas. Os encontros consistirão em ginástica de conscientização corporal, exercícios de respiração, relaxamento guiado e dinâmicas de desenvolvimento de habilidades para a vida. Já as aulas de dança contarão com ritmos variados envolvendo coreografias e movimentos corporais e serão ofertadas às terças e quintas-feiras, com 50 vagas por turma, sendo uma turma com início às 16 horas e outra com início às 17 horas.
Podem se inscrever membros da comunidade interna (estudantes, técnicos-administrativos e docentes) e da comunidade externa (população em geral). As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
As pessoas interessadas devem escolher a modalidade e a turma, e preencher o formulário correspondente nos links abaixo. É necessário o envio do comprovante de vacinação para efetuar a inscrição.
Consciência Corporal:
https://forms.gle/WtdQRhEmmdGrp7Te6 (link is external)
Dança – das 16 às 17 horas:
https://forms.gle/xE6eJSUQ1QpM7fMBA (link is external)
Dança – das 17 às 18 horas:
https://forms.gle/4kBmMferDeb1WDGz6
O que é consciência corporal?
De acordo com a escritora Patrícia Lacombe, autora do livro “Melhore a postura corporal e a sua qualidade de vida|”, a consciência corporal é a capacidade de uma pessoa em conhecer o seu próprio corpo, como ele funciona e quais são suas limitações e condições físicas, tanto interna como externamente. “Esse conceito envolve também o reconhecimento de sinais que o organismo emite em momentos de alerta, para compreender qual a maneira mais correta de realizar um movimento para evitar dores e lesões”, acrescenta.
“A consciência corporal ajuda a reconhecer e identificar os processos diretamente ligados aos movimentos corporais, tanto internos como externos. Logo, ela auxilia na correção dos erros cometidos no dia a dia e gera melhorias nas habilidades e condições físicas do indivíduo. Considerando que muitas doenças surgem pelo fato de o corpo ser exposto a condições extremas e frequentes, como ter que aguentar mais peso, ritmo e intensidade do que é capaz, a consciência corporal é uma ótima maneira de preveni-las”, prossegue.