fbpx
Início > Ufes informa que as inscrições para o projeto CineMarias se encerram nesta quinta (27)

Ufes informa que as inscrições para o projeto CineMarias se encerram nesta quinta (27)

Projeto CineMarias | Foto: Thais-Gobbo/Divulgação

Encerra nesta quinta-feira (27) as inscrições do projeto CineMarias, voltado para mulheres da Grande Vitória interessadas em produzir filmes inspirados em vivências pessoais e na Lei Maria da Penha. Segundo a Ufes, o projeto LAB Audiovisual CineMarias está selecionando 30 bolsistas da Grande Vitória para a produção de três filmes de forma coletiva.

Podem se inscrever mulheres cis, trans, travestis e pessoas não binárias com idades a partir de 18 anos e, prioritariamente, residentes nos bairros abrangidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Estado do Espírito Santo ou inscritas no CADÚnico. As candidatas devem acessar o site www.cinemarias.com.br  e preencher o formulário de inscrição. As inscrições terminam nesta quinta-feira.

Bolsa-auxílio

O projeto oferece uma bolsa-auxílio de R$ 500 nos meses de maio e junho, período em que ocorre o laboratório. As aulas serão on-line e presenciais, compreendendo técnicas de roteiro, direção e montagem, além de uma oficina prática que simula um set de filmagem. Baseadas em suas próprias experiências, as selecionadas produzirão curtas-metragens sobre violência de gênero, abarcando temáticas como assédio, misoginia e a Lei Maria da Penha.

As obras produzidas serão lançadas durante a 2ª Mostra CineMarias, que acontecerá no mês de agosto no Cine Metrópolis, na Ufes. Os filmes ficarão disponíveis para visualização no site e canais do projeto, servindo também de portfólio para as cineastas.

Protagonismo feminino

Realizado desde 2021, o CineMarias é um projeto cultural e social voltado para fomentar o protagonismo do público feminino nos espaços de poder, na mídia, na TV e no audiovisual. A ação realiza laboratórios de formação audiovisual e mostras de cinema para difundir obras de realizadoras locais e nacionais, além de workshops e masterclasses de criação gratuitos com profissionais do cinema nacional e capixaba.

A produção é da Odoyá Arte e Cultura, Machê e Terreiro de Ideias, com realização da Lúdica Audiovisual e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Apoio

O CineMarias tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale e do Grupo Carrefour Brasil, além de apoio da Ufes e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça (Comvides). O LAB com carga horária de 88 horas propõe aulas online de roteiro, direção e montagem, como também, aulas presenciais de oficina prática, na qual as 30 alunas selecionadas participarão de uma simulação de um set de filmagens com cenário no Parque Botânico da Vale do Rio Doce, onde produzirão três filmes-poesia de forma coletiva, as aulas serão realizadas entre os dias 11 de maio e 25 de junho.

Além disso, serão realizadas atividades educativas sobre direito e violência contra mulher e representação feminina na TV; cinema e nos espaços de poder. Cada participante receberá uma bolsa-auxílio no valor de R$ 500 reais e a prioridade será para residentes dos bairros abrangidos pelo Programa Estado Presente do Governo do Estado do Espírito Santo ou inscritas no CADÚnico.

Desde sua primeira edição, o CineMarias já lançou oito filmes inéditos, sempre com o objetivo de propor uma discussão sobre a temática e impulsionar a presença do público feminino no audiovisual, na mídia, na TV, na política e nas instituições, para, além de alertar sobre os casos contra todas as mulheres, propor maior ocupação das figuras femininas nesses cargos e espaços.