fbpx
Início > Ufes mantém abertas Inscrições para cursos de Licenciaturas em Educação do Campo até 8 de maio

Ufes mantém abertas Inscrições para cursos de Licenciaturas em Educação do Campo até 8 de maio

As inscrições se encerram no próximo dia 8 de maio | Imagem: Ufes

Jovem ou adulto, que resida em comunidades do campo pode se inscrever para o processo seletivo dos cursos de Licenciaturas em Educação do Campo (Procampo), que serão recebidas até 8 de maio por meio de formulário on-line disponível em PS Procampo 2022 Extraordinário. Os cursos são oferecidos pela Ufes e as inscrições já se encontram abertas e se encerram no dia 8 de maio. O interessado deve preencher um formulário online disponível neste endereço PS PROCAMPO 2022 Extraordinário

Os selecionados ingressarão no 1º semestre letivo de 2022. Serão ofertadas, ao todo, 70 vagas, distribuídas da seguinte forma: no campus de Goiabeiras, 14 vagas para Licenciatura em Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e oito vagas para Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física); no campus de São Mateus, 13 vagas para Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) e 35 para Ciências Naturais (Química, Física e Biologia).

Caso haja vagas remanescentes, elas serão destinadas a candidatos com os seguintes perfis, de acordo com a ordem de classificação: professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não possuam licenciatura na área de atuação; professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo; professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Destinação da metade das vagas

Cinquenta por cento das vagas serão reservadas para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública de ensino, com subcategorias de cotas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo; para candidatos pretos, pardos ou indígenas (PPI); e para candidatos com deficiência.

A seleção será realizada por meio de prova de redação, no gênero textual memorial, que deve ser enviada no momento da inscrição. O candidato deverá escrever sobre seu processo formativo escolar e não escolar e a educação do campo, destacando marcos históricos importantes de sua trajetória, numa perspectiva crítico-reflexiva. O memorial não poderá trazer nenhuma informação que possibilite a identificação do candidato, sendo desclassificados aqueles que descumprirem essa exigência.

Todas as informações sobre o processo seletivo podem ser visualizadas a seguir em arquivo PDF:

edital_processo_seltivo_procampo_2022

Sobre o curso

A Licenciatura em Educação do Campo visa a formação e habilitação de profissionais para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e médio, tendo como objeto de estudo e de práticas as escolas de educação básica do campo, articulando três dimensões do perfil de formação: preparar para a habilitação da docência por área de conhecimento, para a gestão de processos educativos escolares e para a gestão de processos educativos comunitários.