A universidade informa que as inscrições já estão abertas
A Ufes, juntamente com a Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), realizam entre os dias 16 e 19 de setembro o 52º Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge 2024) e o 7º Simpósio Internacional de Educação em Engenharia da Abenge. As atividades do Congresso acontecerão de forma presencial, no campus de Goiabeiras, enquanto o Simpósio ocorrerá no formato híbrido (presencial e on-line).
As inscrições para registro de trabalhos das sessões dirigidas poderão ser realizadas até o dia 15 de agosto e, para a participação como ouvinte, estarão abertas até o dia 13 de setembro. Pessoas interessadas podem se inscrever por meio do formulário on-line disponível neste link. Os valores das taxas de inscrição variam de R$ 250 a R$ 900, conforme o perfil do interessado.
Com tema Engenharia do Futuro: formação, desafios complexos e demandas da sociedade, o evento se propõe a reunir pessoas para explorar eixos fundamentais da educação em Engenharia e o desenvolvimento de uma infraestrutura de crescimento consistente envolvendo inovação, desenvolvimento sustentável, educação da engenharia e a Inteligência Artificial. Ele é destinado a gestores e representantes de empresas, órgãos oficiais e instituições de ensino relacionados à educação em Engenharia, além de professores, pesquisadores, profissionais e estudantes.
Programação
A programação conta com palestras, sessões dirigidas, sessões técnicas, pôsteres, talks, plenárias e entrega dos prêmios.
A palestra de abertura, com o tema O Engenheiro para o século XXI: educar com o que se sabe para enfrentar o que não se sabe, será ministrada pelo professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Bevilacqua, e terá a participação do reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, da presidente da Abenge, Adriana Tonini, e de autoridades nacionais e locais.
As demais palestras serão realizadas por profissionais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Secretaria de Educação Superior (SESu), do Instituto Mauá de Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Associação Internacional para Educação Continuada em Engenharia (Ansys/EUA) e do King’s College Londres (Reino Unido), dentre outros. Três professores do Centro Tecnológico da Ufes estarão entre os palestrantes: Lorenzo Luchi, Luciano Raizer e Neyval Júnior. Veja aqui a lista completa.
Segundo os organizadores, o congresso é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado ininterruptamente desde sua criação, em 1973. Mais informações sobre Congresso e o Simpósio estão disponíveis no site do evento.
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista)