Presidente da entidade veio a Vitória acompanhar detalhes da organização, que será realizado no campus de Goiabeiras entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025
A Ufes recebeu a visita do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine, que veio acompanhar a organização da Reunião Regional da entidade. O evento será realizado no campus de Goiabeiras entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2025 e abordará o tema Clima e Oceano: a urgência de construir um futuro sustentável.
Na Universidade, Janine foi recebido pelo reitor Eustaquio de Castro no Gabinete da Reitoria e participou de uma reunião com a presença do secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, e de representantes de outras entidades que manifestaram interesse em participar do evento, como a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea/ES).
“Estamos muito honrados em poder dividir o espaço da nossa universidade e a iniciativa deste evento, que vai abordar um tema muito atual. Penso que poderemos nos aprofundar bastante nessa discussão, que é tão relevante”, disse o reitor.
O presidente da SBPC manifestou sua satisfação em realizar o evento na Ufes e justificou a escolha da Universidade para realizar a Reunião Regional: “Algumas questões nos levaram a querer fazer a reunião aqui. Uma delas foi a importância das águas para este Estado e a nossa preocupação com o desastre que assolou o Rio Doce, chegando inclusive ao oceano. Outra foi provocar a discussão de temas relevantes para o País, como o próprio desastre do Rio Doce, e atrair um grande afluxo de cientistas da região para discuti-los. E outra foi querer atrair os jovens para essas discussões”.
A secretária geral da entidade, Cláudia Sales, complementou: “Temos muitas parcerias de divulgação científica com a Ufes; esse relacionamento sempre foi muito forte. Havia essa necessidade de fazer [o evento] aqui, até para reabrir nossa secretaria regional”. Ela também falou da intenção de promover discussões sobre política científicas desenvolvidas pelas grandes agências de fomento: “Nunca abrimos mão de ser a instituição cuja principal razão de existir é remover os empecilhos para o desenvolvimento da ciência”.
Durante a reunião, o reitor lembrou a participação ativa da Ufes no monitoramento das regiões afetadas pelo desastre ambiental que afetou o Rio Doce e das ações realizadas por meio do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática (PMBA), especialmente na porção capixaba do rio e regiões adjacentes. “Esse evento reforça mais ainda a importância da Universidade nesse contexto que está sendo proposto”, destacou.
Programação
A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional e coordenadora da programação, Cristina Engel, afirmou que, além do evento de abertura, para o qual já está confirmado o nome do cientista e professor da Universidade de São Paulo (USP) Paulo Artacho, haverá ainda dois dias de atividades simultâneas com palestras, mesas de debate e exposição.
Ela destacou ainda que a Reunião Regional da SBPC será um evento interinstitucional. “Queremos contar com a participação de outras instituições de ensino do Espírito Santo”, disse. O campus de Goiabeiras da Ufes já foi sede da 46ª Reunião Anual da SBPC no ano de 1994. Na ocasião, cerca de 21 mil pessoas participaram do evento.
Texto: Thereza Marinho