fbpx
Início > Ufes vai participar da elaboração do plano de desenvolvimento ES 500 Anos

Ufes vai participar da elaboração do plano de desenvolvimento ES 500 Anos


A Ufes participará de um plano do Governo estadual que visa planejar segurança pública, saúde, educação, clima, economia, entre outros, até 2035, quando vão comemorar os 500 anos da chegada dos europeus. Mas, não foi divulgado se a Ufes terá participação crítica, usando a visão dos povos indígenas que foram massacrados pelos estrangeiros europeus


Quadro retratando o massacre dos índios botocudos pelos colonizadores portugueses. A Ufes vai participar da celebração da chegada dos europeus no ES | Imagem: Reprodução

A Ufes vai participar da elaboração do plano de desenvolvimento ES 500 Anos, que pretende traçar diretrizes para o futuro do Espírito Santo até o ano de 2035, quando serão celebrados os 500 anos da colonização do Solo Espírito-Santense. O convite para que a Universidade se integrasse ao projeto foi feito pelo secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Fajardo, ao reitor Eustaquio de Castro na última semana.

O ES 500 Anos prevê um planejamento para que o Estado se prepare para desafios em diversas em áreas, como segurança pública, saúde, educação, clima, economia e outras, e foi elaborado a partir de um estudo coordenado pelo Instituto Jones dos Santos Neves com a colaboração da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) e da ONG ES em Ação. Para a construção do plano, a iniciativa conta como agentes-chave o governo (nas diversas esferas), a academia, a sociedade civil, a imprensa e o setor privado.

Reitor se coloca à disposição

O reitor da Ufes aceitou o convite e disse que a Universidade se coloca à disposição do Espírito Santo. “É papel da Universidade participar não só da elaboração do plano, mas também da governança do processo. A Ufes tem muito a oferecer e colocamos nossa estrutura à disposição do Estado”, afirmou.

Eustaquio de Castro informou ainda que a participação da Ufes no plano será mediada pela pró-reitor de Extensão, Ednilson Felipe, e pela superintendente de Projetos e Inovação, Miriam de Magdala.

A previsão é de que o plano seja entregue em maio de 2025. Até lá serão realizadas ações como um diagnóstico situacional e prospectivo do Plano de Desenvolvimento ES 2030; análise dos principais estudos e planos produzidos no Espírito Santo; escuta ativa da sociedade e dos diversos setores; seminários temáticos; oficinas regionais, e projeção de tendências e cenários. Mais informações sobre o cronograma e as ações previstas estão disponíveis neste site.

Participaram da reunião, além do secretário de Planejamento e do reitor da Ufes, o diretor-presidente da ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina; o diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira; o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Rodrigo Varejão; a chefe do Gabinete da Reitoria da Ufes, Ana Paula Bittencourt; o assessor de Relações Interinstitucionais da Universidade, Gustavo Cardoso; e demais membros das entidades presentes.