O novo parque terá entrada gratuita, mas funcionará de terça a domingo e apenas das 8h às 17 horas
Após décadas de poluição como pó de minério na orla da Praia de Camburi, em Vitória (ES), e obrigada a assinar um Termo de Compromisso Ambiental de Camburi (TCA), a mineradora Vale inaugura nesta quinta-feira (26) o Parque Costeiro. A área com 17 mil metros quadrados possui sede, trilha ecológica, mirante, anfiteatro, terraço, jardim sensorial e área verde. O novo espaço público fica no final da Praia de Camburi.
O TCA Norte Camburi é um acordo jurídico assinado em 2017 pela Vale, Ministérios Públicos Federal e Estadual, Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória (Semmam). O termo prevê um conjunto de iniciativas para a recuperação e compensação dos impactos na região Norte da Praia de Camburi. No Parque Costeiro, os visitantes contam com espaços de lazer, como a trilha ecológica, contato com a natureza e conhecimento.
Árvores frutíferas e animais da fauna brasileira
O novo parque de Vitória terá nos próximos anos cerca de 10 mil mudas de espécies de restinga. Segundo nota distribuída pela Vale, os visitantes encontrarão, por exemplo, árvores frutíferas, araçá, ipê amarelo, aroeira, pitangueira entre outras. A fauna inclui a presença de animais como o sagui-de-cara-branca, o gambá, o cachorro-do-mato, o esquilo, a garça, o sabiá, o pica-pau, o guaiamum, entre outros.
“O parque será voltado para educação ambiental e pesquisa. Ele foi planejado para reforçar a importância da conservação da biodiversidade e valorizar o bem-estar das pessoas em contato com a natureza”, disse o diretor de Pelotizaçãoda mineradora, Rodrigo Ruggiero.
Restinga
Além do plantio de espécies de restinga na região próxima ao Parque Costeiro, foram plantados 25 mil mudas de plantas nativas em uma área de 140 mil metros quadrados ao longo da orla de Camburi. As ações também fazem parte do Termo de Compromisso Ambiental.
Espécies rasteiras, arbustos e árvores foram distribuídos ao longo da praia proporcionando um ambiente melhor para as espécies que habitam essa região. A área também recebeu cercamento para proteção da restinga.
A restinga é um ecossistema costeiro que faz parte da Mata Atlântica. Sua presença colabora para a estabilização da areia da praia, evitando a erosão causada pelo vento, além de atuar como abrigo para diversas espécies de animais, como aves migratórias, a coruja buraqueira, e a maria-farinha, um tipo de caranguejo.
Não é favor da Vale, diz deputado
O presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Fabrício Gandini (PSD), fez questão de dizer que “Não é favor. Está pronto e estão enrolando para entregar. Quero pedir a atenção do Ministério Público”, declarou o deputado, alegando que a Vale está descumprindo o acordo assinado no Termo de Compromisso Ambiental (TCA) firmado em 2017.
O parque faz parte das ações de recuperação da região norte da praia de Camburi, resultado de um TCA devido à poluição causada pela empresa no local, lembrou o parlamentar. “Alguns dizem que é ‘troca por um parquinho’, mas é muito mais que isso. Estamos falando de limpeza da areia, despoluição do córrego e a entrega de um importante equipamento ambiental”, afirmou.
E continuou: “Então, quero pedir a atenção do Ministério Público. Está dando até vergonha. Acho que alguém pediu para não entregar. A população está querendo receber o compromisso. Não é favor nenhum da Vale”, acentuou.
Ministério Público realiza inspeção no Parque Costeiro
No último dia 12 o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), representado pelo rocurador-Geral de Justiça, Francisco Martínez Berdeal, pelo promotor de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Vitória, Marcelo Lemos Vieira, e pela Dirigente do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoa), promotora de Justiça Bruna Legora de Paula Fernandes, realizou uma inspeção no Parque Costeiro, situado no final da Orla de Camburi, em Vitória. A vistoria fez parte dos preparativos para a abertura do parque ao público, prevista para esta quinta-feira.
A inauguração do Parque Costeiro está prevista no Termo de Compromisso Ambiental (TCA), que tem como objeto a compensação e recuperação da área norte da Praia de Camburi. O local está integrado ao Atlântica Parque e será administrado pela mineradora Vale.
Durante a vistoria, o procurador-Geral de Justiça parabenizou a construção do parque e destacou a importância do Ministério Público na fiscalização e colaboração com a sociedade civil. “Como chefe da instituição, do Ministério Público, parabenizo a todos pelo excelente trabalho, ressaltando que continuamos nossa ação na construção conjunta e no diálogo, mas também realizando nosso papel de fiscalização, nossa missão institucional e nossa razão de ser”, afirmou Francisco Berdeal.
Titular do procedimento que acompanha o TCA, o Promotor de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Vitória, Marcelo Lemos Vieira, salientou que a entrega do parque e a recuperação da área norte da Praia de Camburi decorrem da busca do consenso por todos os envolvidos: Ministério Público, Vale, órgãos públicos e diversos setores da sociedade. “Não é um trabalho isolado, é um trabalho pedagógico, é um modus operandi que adquirimos e que temos que espalhar para os outros trabalhos, porque é uma disruptura, uma quebra na forma de atuar”, acrescentou.
Serviço:
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17 horas.
Entrada gratuita
Mais informações: www.vale.com/parquecosteiro