fbpx
Início > Veja como foi o Corpus Christi em Castelo e no Centro Histórico de Vitória (VÍDEO)

Veja como foi o Corpus Christi em Castelo e no Centro Histórico de Vitória (VÍDEO)


E veja no vídeo o padre Anderson Gomes, da Igreja Bom Pastor, de Campo Grande, em Cariacica (ES), relatando a destruição de parte dos tapetes por um motorista de ônibus, que avançou área isolada na Avenida Expedido Garcia


Veja como foi o Corpus Christi em Castelo e no Centro Histórico de Vitória | Vídeo: Canal do Grafitti News no YouTube

Em Castelo, município capixaba que fica a 148 Km de Vitória (ES) recebeu neste feriado nacional de Corpus Christi cerca de 10 mil pessoas para participar das festividades religiosas e apreciar os cinco mil metros quadrados de tapetes, que cobrirão 1,2 Km das ruas centrais. Castelo tem a maior festa religiosa de Corpus Christi em Espírito Santo e está entre as 10 mais famosas do Brasil. A estimativa de público é dos organizadores.

Este ano a festa completou 61 anos e teve como tema “O pão nosso de cada dia, o pão eucarístico”. Os tapetes confeccionados com diversos materiais, como palha de café, pó de café, pó de serra, pó de pneus, papel, folhas de cipreste e flores exigiu a participação de cerca de três mil voluntários da comunidade. De acordo com os organizadores, o trabalho, que exigiu planejamento, foi executado nos últimos meses.

Os organizadores da 61ª Festa de Corpus Christi de Castelo são os frades Agostinianos Recoletos, o Instituto Cultural “Irmã Vicenza” e o apoio da Prefeitura de Castelo. A montagem dos tapetes foi iniciada nesta última quarta-feira. Paralelo ao evento há a “Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores”, a “Praça de Alimentação das Entidades” e a “Feira de Ambulantes” na principal avenida de Castelo, a Nossa Senhora da Penha.

A confecção dos tapetes ao redor da Catedral Metropolitana de Vitória ser iniciou na manhã desta quinta-feira | Foto: Grafitti News

Na Grande Vitória

Além da Catedral Metropolitana, no Cento Histórico de Vitória, cuja confecção dos tapetes foi iniciada nesta mesma quinta-feira, desde as 7 horas, e com a celebração da Missa agendada para 17 horas, houve ainda a edição de 12 anos da Solenidade de Corpus Christi, no Bairro Barcelona, no município da Serra, onde foram reunidos milhares de pessoas. Em Barcelona os tapetes foram confeccionados nesta última noite de quarta-feira (29) e a Missa ocorreu às 9 horas desta quinta.

A confecção dos tapetes ao redor da Catedral Metropolitana de Vitória ser iniciou na manhã desta quinta-feira | Foto: Grafitti News

Em Jardim da Penha, Bairro da Zona Norte de Vitória, segundo a Mitra Arquidiocesana, a confecção dos tapetes foi iniciada às 6h30 deste feriado nacional e a Missa programada para as 18 horas. A Assessoria de Imprensa da Igreja Católica no Espírito Santo informou que não há mais centralização dos horários das missas de Corpus Christi, uma vez que cada paróquia promove a divulgação através de suas redes sociais, mas garantiu que praticamente todas as igrejas promovem a confecção de tapetes, sendo uns bem pequenos e outros grandes, como o de Castelo.

Vandalismo?

Em Campo Grande, bairro mais populoso de Cariacica (ES), o reitor e pároco do Santuário Bom Pastor, o padre Anderson Gomes, usou as suas redes sociais para relatar e sem fazer acusação de ato de vandalismo, de que o motorista de um ônibus avançou área isolada e destruiu parcialmente o tapete. O avanço do ônibus sobre os tapetes ocorreu no meio da madrugada desta quinta-feira nas proximidades da Avenida Expedito Garcia.

Ele lembrou que o ato do motorista, sem citar a placa do veículo e nem se é do sistema Transcol ou não, foi o de passar propositalmente sobre alguns tapetes, desconfigurando o que havia siado confeccionado pela comunidade. “Uma falta de respeito”. Veja as declarações do padre no vídeo acima.