fbpx
Início > Venda Nova do Imigrante realiza neste sábado o Plantio do Milho para a Festa da Polenta

Venda Nova do Imigrante realiza neste sábado o Plantio do Milho para a Festa da Polenta

Venda Nova do Imigrante realiza neste sábado o Plantio do Milho para a Festa da Polenta | Foto: Arquivo/Wanda Ferrera/Jean Davies

Neste sábado (16) será dado início, em Venda Nova do Imigrante (ES), ao calendário da programação anual da 46ª Festa da Polenta, através da realização do evento Plantio do Milho. O plantio sempre ocorre no mês de março em uma das propriedades do município. Neste ano será a partir das 15h30 na propriedade de Renilto Zandonade, que fica ao lado do Polentão, o local da Festa da Polenta, e que fica praticamente no Centro da cidade.

De acordo com a organização da Festa da Polenta, o plantio é uma forma de dar inicio às festivades dos festejos, que oficialmente vão ocorrer de 11 a 20 de

Outubro. O próximo evento é a Colheita do Milho para a Festa da Polenta, programado para 21 de setembro.Venda Nova do Imigrante fica na região das montanhas capixabas e, segundo o DER-ES, fica a 109 Km do Centro Histórico de Vitória.

Cinematograficamente

De acordo com os organizadores, a quantidade de milho plantada é relativamente pequena, porque, “na verdade o milho plantado é usado cenograficamente na festa.” É um plantio convencional, sem uso de adubos organicos ou de agrotóxicos.

A ideia é reviver, da mesma forma que os “nonos”, todo o ritual da cultura do milho, que sempre foi o principal alimento de subsistência do lugar. Homens, mulheres e crianças se vestem tipicamente. Elas usam roupas floridas, com aventais e lenços, e ele, a “tiraca” (suspensórios) e chapéu e as crianças imitam os seus pais.

Além de reproduzir as vestes e o modo de produção, vários rituais são mantidos como o lanche distribuído no meio do trabalho e a confraternização ao final, com músicas e muitas comidas típicas. Comidas simples como inhame e banana cozida compõem as ofertas, que resgatam antigas e deliciosas receitas mais elaboradas.

Depois de terminados os trabalhos, uma mesa farta espera os voluntários. Enquanto saboreiam as delícias oferecidas, todos conversam, relembram histórias e, como sempre, cantam as mais lindas “cancionetas” italianas.

Em setembro a Colheita do Milho, para garantir a Polenta da Festa

Em 21 de setembro, as espigas já estão no ponto e poucos dias antes de começar a Festa da Polenta, é quando os voluntários se reúnem para o ouro evento, a Colheita do Milho. A Colheita revive o passado, onde um grupo de voluntários e voluntárias, vestidos como os “nonos” e as “nonas”, colhem o milho.

Assim como no ritual do Plantio, a música e a culinária se fazem presentes, numa demonstração da cultura do imigrante italiano de Venda Nova. Na pausa dos trabalhos, todos saboreiam um lanche: broa, banana cozida, “crostoli” e outras delícias típicas. No final, uma mesa farta é oferecida aos participantes e, em torno dela, todos cantam as “cancionetas” italianas trazidas pelos imigrantes e botam a conversa em dia.

Serviço:

Para maiores informações sobre a Festa da Polenta, o evento possui um site, que pode ser visualizado clicando aqui.