fbpx
Início > Ventos fortes continuarão até a manhã de sexta-feira (24), diz a Marinha em nota

Ventos fortes continuarão até a manhã de sexta-feira (24), diz a Marinha em nota

Vento forte vem causando transtornos e prejuízos no Espírito Santo e na 3ª Ponte as rajadas chegaram a quase 90 Km/h | Foto: Internet

Está com validade até a manhã desta próxima sexta-feira |(24) o comunicado à imprensa emitido pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) na última segunda-feira (20), quando foi dado o aviso de ventos de até 75 quilômetros por hora e ondas Sudoeste a Sudeste, com até cinco metros de altura. A região prevista para ocorrer o fenômeno vai da faixa litorânea entre os Estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, todo o Espírito Santo até o Sul de Caravelas, na Bahia.

Os ventos são inicialmente de direção Nordeste a Noroeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós) e, posteriormente, de direção Sudoeste a Sul, com intensidade de até 75 km/h (40 nós). “Os ventos associados a este sistema poderão ocasionar agitação marítima, em alto-mar, com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 5,0 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, e da Bahia, ao sul de Caravelas, entre a madrugada de 22 e a manhã de 24 de setembro”, afirma a Marinha em seu comunicado.

Adicionalmente, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca, com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com até 3,5 metros de altura, na faixa litorânea entre os estados do Rio de Janeiro, ao norte de Arraial do Cabo, todo o Espírito Santo e da Bahia, ao sul de Caravelas, entre as manhãs de 22 e 24 de setembro, diz o CHM.

Transtornos e prejuízos

Na região metropolitana de Vitória a ventania já vem causando transtornos, como casas sendo destelhadas, queda de placas. A Rodosol, a empresa que explora a cobrança de pedágio na Terceira Ponte, registrou nesta última noite de terça-feira (19) rajadas de ventos de 87,6 quilômetros por hora e acima do que foi previsto pela Marinha.

Houve queda no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da Grande Vitória, com a consequente interrupção nos semáforos. Também foi registrada queda de postes em alguns bairro e em Jacaraípe houve destelhamento da Igreja Assembleia de Deus Jesus é Vida. Os moradores de Vitória podem acionar a Defesa Civil através do plantão (27) 98818-4432.