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Ventos fortes em Vitória (ES) obriga avião cargueiro internacional arremeter e fazer pouso no RJ

Voo do avião cargueiro internacional com pouso dificultado em Vitória (ES), devido a fortes ventos na capital capixaba | Videos: Redes sociais e Flightradar24

Os ventos fortes na região metropolitana de Vitória (ES) vêm interferindo nos pousos e decolagens no Aeroporto de Vitória, localizado próximo à Praia de Camburi. No início desta semana, avião cargueiro Boeing modelo 767-316F, prefixo M38471, procedente de Miami (EUA) e fez tentativas de pouso sem sucesso, tendo que arremeter a mesma quantidade de vezes. Diante dos ventos fortes e da insegurança de pouso, desvio a rota e fez o pouso no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, conhecido como Galeão.

O avião cargueiro faz a rota internacional Miami-Vitória desde 2001, mesmo sendo de grande porte., ele opera no Aeroporto de Vitória desde quando a pista era pequena e apenas recebia aviões regionais de pequeno porte. A aeronave, com prefixo PR-ABD registrado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é de propriedade da Platero Leagin LLC, operado pela ABSA Aerolinhas Brasileiras S/A, segundo a Anac. Esta última deixou a TAM como sendo a empresa responsável pela operação nos aeroportos brasileiros. Quando iniciou a operação nacional era gerida pela chilena LAN.

A nova pista do aeroporto já gerou polêmica em Vitória

Segundo informações reproduzidas pela imprensa local, a operadora do Aeroporto de Vitória, a suíça Zurich :Airport confirmou que o pouso foi cancelado na capital cpapixaba devido à falta de condições seguras. O remanejamento da pista antiga, que era paralela à orla de Camburi, para o novo traçado que fica direcionado à praia, obrigando as aeronaves a enfrentar os ventos fortes que predominam na região praiana, foi motivo de debates em Vitória por ocasião do anuncio da nova pista.

De acordo com a Anac, esse avião cargueiro tem um peso máximo de decolagem:186.880 ou 186,8 toneladas, com 61,3 metros de comprimento e 51,9 metros de envergadura. Desse peso total, está incluído 54 toneladas de combustível, 79 toneladas da estrutura da própria aeronave e as 53 toneladas de cargas que traz para os empresários de comércio exterior do Espírito Santo.

Nessas duas décadas de voo internacional, o Boeing 767 tem trazido na maioria das vezes produtos eletrônicos e de alta tecnologia, embora as vezes ocorre de trazer carga viva, como cavalos de raça importados por fazendeiros capixabas. Para carregar e descarregar a carga demora pouco mais de uma hora, tanto no embarque quanto no desembarque das mercadorias. Vinte e um anos após ter iniciado as suas operações, esse cargueiro continua sendo o maior avião a utilizar o Aeroporto de Vitória e o único voo internacional que pousa e decola no Espírito Santo. Para fazer o percurso entre Miami e Vitória consome oito horas de voo.