De acordo com o Incaper, o Outono é uma estação de transição entre o Verão e o Inverno, trazendo características de ambas as estações, com mudanças aceleradas nas condições do tempo

O Verão acaba na quinta-feira da semana que vem , dia 20, exatamente às 6h20, quando ocorre o equinócio de Outono (início oficial da estação) em 2025. Segundo a empresa privada de serviços de meteorologia Climatempo. A nova estação se prolonga até às 23h42 do dia 20 de junho, quando se inicia o Inverno.
O Climatempo lembra que o mês de março marca o início da transição do Verão para o Outono. Na maioria das áreas do Brasil, as médias de precipitação de março são naturalmente menores do que as observadas de dezembro a fevereiro, sendo que neste ano devido às mudanças climáticas houve poucas chuvas.
Bloqueio atmosférico
A empresa destaca que o mês de março de 2005 começou com uma situação de bloqueio atmosférico que estabelece uma nova onda de calor sobre o Brasil. Será a quinta onda de calor neste ano e deve persistir pelo menos até o dia 5 de março.
As projeções indicadas por vários modelos atmosféricos apontam que este bloqueio poderá se prolongar até por volta do dia 10 de março. A partir daí, a previsão é de que ocorram grandes mudanças na circulação de ventos sobre América do Sul permitindo que as frentes frias voltem a avançar sobre a Argentina e cheguem ao Brasil.
O rompimento do bloqueio atmosférico permitirá que áreas de baixa pressão atmosférica voltem a se formar pelo interior do Brasil, contribuindo para a organização diária de instabilidade.
Com o aumento da chuva e as frentes frias voltando a avançar pela costa do Sul e do Sudeste durante a segunda quinzena de março, as temperaturas tendem a baixar fazendo com que as médias finais fiquem mais próximas da normalidade. Ainda assim, o mês de março deve terminar com temperaturas dentro a a acima da média na maioria das áreas do país.
Espírito Santo
O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) lembra que o Outono é uma estação de transição entre o Verão e o Inverno, trazendo consigo características de ambas as estações, com mudanças aceleradas nas condições do tempo.
“No estado do Espírito Santo, o período que compreende a estação começa chuvoso e termina seco. Há ainda uma diminuição das temperaturas devido à incursão de sistemas frontais acompanhados de massas de ar frio, que vão se tornando cada vez mais intensas, no decorrer da estação”, diz o Incaper em sua página na Internet.
No Estado, a média acumulada de precipitação para a estação fica entre 250 e 300 mm na Região Nordeste, 200 a 250 mm no extremo norte e no setor noroeste e entre 300 e 350 mm nas demais regiões capixabas, com máximos de até 450 mm nas vizinhanças de Alfredo Chaves. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 26 ºC na região Serrana e 31 ºC nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 16 ºC na Região Serrana e dos 21 ºC nas demais regiões.