fbpx
Início > Vereador bolsonarista e de extrema-direita de Vila Velha cria o Dia do Conservadorismo

Vereador bolsonarista e de extrema-direita de Vila Velha cria o Dia do Conservadorismo

OI vereador Devacir Rabello não esconde de que é bolsonarista | Foto: Reprodução/Facebook

No final do mês passado a Câmara de Vereadores de Vila Velha (CMVVV) aprovou o projeto de lei 2235/21 de iniciativa do vereador bolsonarista e membro atuante da Igreja do Evangelho Quadrangular, Devacir Rabello, onde é dada autorização para o Poder Executivo a instituir, no calendário de eventos da cidade, O “Dia do Conservadorismo”, a ser comemorado anualmente no dia 10 de março. O vereador, que diz no seu perfil oficial no portal da CMVVV que tem “viés político de conservadorismo de direita”, era até conseguir o primeiro mandato eletivo um produtor de eventos não muito conhecido na cidade.

De acordo com as suas justificativas para o projeto, que agora é lei municipal, o intuito com o “Dia do conservadorismo” é o de “implantar práticas educacionais e de conscientização dos valores morais e cívicos intrínseco a uma sociedade, visando políticas públicas, bem como preservar a ordem, a justiça e a liberdade, implantando assim ferramentas para melhorar a natureza humana”. Sem ser uma pessoa com uma conta bancária de grande porte, pode ser considerado como um pobre de direita.

Câmara de Vila Velha anuncia aprovação do projeto, que agora é lei municipal | Imagem: Reprodução

No plenário do legislativo municipal, Devacir Rabello explicou que o Dia do Conservadorismo será dedicado à “defesa da família, da moralidade, para que seja transmitindo as novas gerações, os valores e as tradições que os trouxeram até aqui”. O vereador é entusiasta do atual presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (PL), chegando a postar na sua conta do Facebook fotos com Bolsonaro e vídeos de suas participações em atos de apoio ao presidente, assim como  foi um dos organizadores dos atos antidemocráticos de 7 de setembro último, que tinha como finalidade atingir instituições democráticas, como Supremo Tribunal Federal (STF).

Pastores da Igreja do Evangelho Quadrangular apoiam o vereador e outros são pré-candidatos em 2022 | Reprodução/Facebook

Igreja do Evangelho Quadrangular e a política

Ele, que se orgulha de ser membro dizimista da Igreja do Evangelho Quadrangular, uma instituição religiosa que tem profundos laços na política, e expõe nas suas redes sociais inúmeras fotos com os pastores dessa congregação. Rabello ainda é o autor do projeto de lei aprovado na Câmara que proporciona isenção no pagamento de IPTU para templos religiosos.

Devacir Rabello (DC) é um dos evangélicos que já trabalhou informalmente no gabinete do então deputado estadual Euclerio Sampaio, atual prefeito de Cariacica pelo DEM. O vereador atuou no gabinete parlamentar juntamente com outros assessores informais bolsonaristas como o atual deputado estadual Lucinio Castelo de Assumção, o capitão Assunção (Patriota), o ex-vereador de Cariacica e atual secretário de Governo da Prefeitura de Cariacica, o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular de Jardim América (Cariacica-ES) e pré-candidato a deputado federal, Messias Donato, com o apoio do atual prefeito daquele município. No mesmo grupo estava o atual vereador bolsonarista de Vitória Denner Januário da Silva, o  Denninho (Cidadania). Este último era o motorista oficial do gabinete do parlamentar.