No final do mês passado a Câmara de Vereadores de Vila Velha (CMVVV) aprovou o projeto de lei 2235/21 de iniciativa do vereador bolsonarista e membro atuante da Igreja do Evangelho Quadrangular, Devacir Rabello, onde é dada autorização para o Poder Executivo a instituir, no calendário de eventos da cidade, O “Dia do Conservadorismo”, a ser comemorado anualmente no dia 10 de março. O vereador, que diz no seu perfil oficial no portal da CMVVV que tem “viés político de conservadorismo de direita”, era até conseguir o primeiro mandato eletivo um produtor de eventos não muito conhecido na cidade.
De acordo com as suas justificativas para o projeto, que agora é lei municipal, o intuito com o “Dia do conservadorismo” é o de “implantar práticas educacionais e de conscientização dos valores morais e cívicos intrínseco a uma sociedade, visando políticas públicas, bem como preservar a ordem, a justiça e a liberdade, implantando assim ferramentas para melhorar a natureza humana”. Sem ser uma pessoa com uma conta bancária de grande porte, pode ser considerado como um pobre de direita.
No plenário do legislativo municipal, Devacir Rabello explicou que o Dia do Conservadorismo será dedicado à “defesa da família, da moralidade, para que seja transmitindo as novas gerações, os valores e as tradições que os trouxeram até aqui”. O vereador é entusiasta do atual presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (PL), chegando a postar na sua conta do Facebook fotos com Bolsonaro e vídeos de suas participações em atos de apoio ao presidente, assim como foi um dos organizadores dos atos antidemocráticos de 7 de setembro último, que tinha como finalidade atingir instituições democráticas, como Supremo Tribunal Federal (STF).
Igreja do Evangelho Quadrangular e a política
Ele, que se orgulha de ser membro dizimista da Igreja do Evangelho Quadrangular, uma instituição religiosa que tem profundos laços na política, e expõe nas suas redes sociais inúmeras fotos com os pastores dessa congregação. Rabello ainda é o autor do projeto de lei aprovado na Câmara que proporciona isenção no pagamento de IPTU para templos religiosos.
Devacir Rabello (DC) é um dos evangélicos que já trabalhou informalmente no gabinete do então deputado estadual Euclerio Sampaio, atual prefeito de Cariacica pelo DEM. O vereador atuou no gabinete parlamentar juntamente com outros assessores informais bolsonaristas como o atual deputado estadual Lucinio Castelo de Assumção, o capitão Assunção (Patriota), o ex-vereador de Cariacica e atual secretário de Governo da Prefeitura de Cariacica, o pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular de Jardim América (Cariacica-ES) e pré-candidato a deputado federal, Messias Donato, com o apoio do atual prefeito daquele município. No mesmo grupo estava o atual vereador bolsonarista de Vitória Denner Januário da Silva, o Denninho (Cidadania). Este último era o motorista oficial do gabinete do parlamentar.