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Vereador de Vitória (ES) denuncia no Procon serviços de má qualidade de internet da Vivo


O vereador de Vitória (ES) Aloísio Varejão (PSB) esteve nesta última terça-feira (11) no posto do Procon Estadual localizado na Assembleia Legislativa para denunciar a Vivo, que está trazendo prejuízo aos comerciantes da região da Grande São Pedro, que ficam impedidos de usar as máquinas de cartão de débito/crédito


Vereador Aloisio Varejão (PSB), de Vitória (ES), denuncia serviços de má qualidade de internet da Vivo no Procon. Embaixo o vereador no entreposto do Procon estadual na Assembleia Legislativa | Imagens: Divulgação

Os serviços de má qualidade oferecidos pela operadora Vivo em Vitória (ES) levou o vereador Aloísio Varejão (PSB) nesta última terça-feira (11), a ir na agência do Procon Estadual na Assembleia Legislativa. Em entrevista a este portal de notícias Grafitti News, o vereador disse que as falhas constantes do serviço de internet da Vivo trazem prejuízos principalmente aos comerciantes da região da Grande São Pedro, que ficam impedidos de utilizar a máquina de débito e crédito para suas vendas.

Aloisio Varejão disse ter tomado conhecimento de que os serviços de má qualidade da operadora Vivo também estão afetando os clientes residenciais e os comerciantes do Centro Histórico de Vitória e de outros bairros da Capital do Espírito Santo. O vereador gravou um vídeo da sua ida ao Procon. No final da reunião com os representantes do Procon estadual disse que foi criado um canal aberto com o município de Vitória.

Vivo está quase morta, diz o vereador do PSB de Vitória | Imagem: Facebook

“Vivo, que está quase morta”, diz o vereador

“Em especial para a região da Grande São Pedro e Grande Santo Antônio, nós não podemos pagar por um produto que não recebemos. Vim aqui reclamar, registrar a insatisfação para que forçamos essa empresa a Vivo, que está quase morta a contribuir com a gente com um serviço de qualidade. Portanto estamos com o suporte do Código de Defesa do Consumidor. Temos todo o direito de reclamar”, diz Varejão.

“Venha, faça a sua reclamação. Estamos a disposição no nosso Gabinete. Tamos junto”, completa o vereador do PSB. A má qualidade dos serviços de internet da Vivo é motivo de reclamação de bairros de Cariacica, onde os próprios instaladores garantem que isso decorre de uma terceirização que a operadora fez, onde a empresa espanhola decidiu dedicar atenção maior aos bairros de consumidores de alto poder aquisitivo, como a Praia do Canto.

Vivo perde a liderança em Vitória

De acordo com os dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o município de Vitória tem 122.863 clientes de internet banda larga. Desse total, a líder desse mercado é a operadora Claro, que possui 50.178 clientes e detém 40,84% do total de acessos à rede mundial de computadores. Em segundo lugar está a Vivo, com 34.423 clientes (28,02% do mercado).

A operadora Oi em recuperação judicial está no terceiro lugar com 25.645 clientes (20,87% do mercado) e em crescimento, por estar prestando serviço de excelente qualidade e superior à Vivo. Com, 5,73% do mercado de Vitória, está a operadora de internet Alloha Fibra, com 7.040 clientes. No quinto lugar está a operadora Algar, que possui 1.597 clientes (1,30% do mercado).

Anatel anunciou multa à Vivo em abril

No último mês de abril, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que estaria multando a Vivo por causa das constantes falhas em serviços oferecidos a clientes da Região Metropolitana de Vitória. O descaso da Vivo com os clientes do Espírito Santo foi a causa da multa, que de acordo com a Anatel não está comunicando á Agência as suas constantes interrupções nos serviços de internet, telefonia e TV, sem ressarcir proporcionalmente os consumidores pelo em que deixa de prestar serviço.

A Anatel pede aos clientes da Vivo para que exerça o seu direito de exigir o ressarcimento por essas falhas, dentro do que preconiza o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com os dados da Anatel, do total de 122.863 usuários de internet em Vitória, a maioria, ou seja, 102.423 (83,36%) são pessoas físicas. Os outros 20.440 são pessoas jurídicas (16,64%) são pessoas jurídicas.

Na telefonia celular a Vivo ainda detém em Vitória 60.53% do mercado (317.765 clientes). A Claro vem em seguida com 164.387 clientes (31,31% do mercado). Atrás está a operadora Tim, com 29.403 consumidores (5,50%). Operadoras de celular desconhecidas da maioria da população da Capital, vem a seguir: Datora, com 9.675 clientes (1,84%), Surf, com 3.643 usuários (0,69%) e a Telexperts, que possui 102 clientes, com o,02% do mercado de telefonia celular de Vitória.

Vivo perdeu liderança em cinco Estados em 2023

Segundo a empresa de consultoria Teleco, em 2023, a Vivo perdeu a liderança em celular no Maranhão, Ceará e Alagoas para a Claro e no Rio Grande do Norte e em Pernambuco para a TIM. A Vivo havia se tornado líder em 4 destes 5 estados (Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco) com a incorporação dos celulares da Oi Móvel em 2022.

Alagoas é o estado em que a competição está mais acirrada, com a Claro liderando com 34,4% de market share em abril deste ano, seguida pela TIM (33,8%) e pela Vivo (31,3%). Os estados em que a Vivo liderava estavam espalhados por todas as regiões do Brasil, e a Claro não liderava em nenhum no Sul do país, região em que a TIM era a líder em Santa Catarina e Paraná. Em 2023, no mercado de celular pré-pago, a Vivo liderava em 11 Estados, a Claro em 10 e TIM em 6.