fbpx
Início > Vereadores bolsonaristas promovem um dos piores momentos da atual legislatura na Câmara de Vitória

Vereadores bolsonaristas promovem um dos piores momentos da atual legislatura na Câmara de Vitória

Luiz Emanuel, Deninho, Mauricio Leite, Armando Fontoura, Anderson Goggi, André Brandino, Luiz Amorim, Duda Brasil e Gilvan

Exatamente na mesma semana em que o empresário bolsonarista Luciano Hang foi apontado como um “patriota” que manteve escondido do fisco brasileiro uma fortuna de 112,6 milhões de dólares, conforme constava em um extrato de outubro de 2018 (R$ 619,886 na cotação desta quarta-feira,6), nove vereadores bolsonaritas de Vitória promoveram uma ridícula sessão de aplauso. Os aplausos era para confrontar com a CPI da Pandemia e demonstrar que apoiam incondicionalmente o véio da Havan. A descoberta da ação criminosa de Hang foi descoberta pela Pandora Papers, um consórcio que reuniu os principais veículos de comunicação do mundo.

Os vereadores bolsonaristas de Vitória são: 01) Anderson Goggi (PTB), 02) André Brandino (PSC), 03) Armando Fontoura  (Podemos), 04) Deninho Silva (Cidadania), 05) Gilvan Aguiar Costa, vulgo Gilvan da federal (Patriota), 06) Luiz Emanuel (Cidadania), 07) Luiz Paulo Amorim (PV), 08) Maurício Leite (Cidadania) e 09) Duda Brasil (PSL). Políticos do Cidadania de Vitória ouvidos disseram que a a conduta dos bolsonaristas Deninho Silva, Luiz Emanuel e Maurício Leite não é a do partido, que é contra aos desmandos do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A expulsão desses três vereadores infiéis do Cidadania “cabe ao Conselho de Ética do partido tomar providências”, disse a fonte.

A listagem, oficial da Câmara de Vereadores de Vitória

Vitória tem 15 Vereadores, sendo que o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael (PSD) também é bolsonarista e neste episódio da sessão de desagravo e de aplauso ao empresário catarinense bolsonarista não teve o voto do dirigente do legislativo municipal, como é de praxe. Mas, a “Moção de aplauso, protocolada pelo vereador Armando Fontoura (Podemos), de acordo com o Processo 11731/2021, protocolado na Câmara às 15h21m e 13 segundos foi aprovada no mesmo dia pelo bolsonarista Davi Esmael, que escreveu no processo: “Aprovado. Segue para elaboração de ofício”. A seguir leia a íntegra do processo legislativo da Moção de aplauso:

Processo-11731_2021-P.S.-Mocao-4251_2021

Nesta última terça-feira (5) quando a moção foi lida na Cãmara, os bolsonaristas resumiram a proposta da seguinte forma: “Moção de Aplauso sao Ilustríssimo Dr. Luciano Hang , pelas declarações contundentes e forte resistência à CPI da covid-19, mesmo diante de tantos opositores. Deixamos aqui os nossos parabéns”. E o bolsonarista presidente da Câmara retrucou: “Aprovado. Segue para elaboração de ofício. Próxima Fase: Elaboração de Ofício”. O ofício em questão é uma carta que foi enviada à Hang, na sede da Havan, no Centro Administrativo de Brusque), Rod. Antônio Heil, 250, Centro 1, Brusque/SC, CEP: 88353-100 e assim confirmar a submissão dos vereadores de Vitória ao empresário bolsonarista.

Vereadora Karla Coser nas suas redes sociais

Karla Coser

A esdrúxula sessão de bate-palmas gerou comentários que combatem os desmandos do governo Bolsonaro. Esse foi o caso da vereadora Karla Coser (PT), que escreveu em suas redes sociais: “Só pode ser piada uma Moção de aplauso na Câmara de Vitória pro véio da Havan. Sim, senhoras e senhores, foi aplaudido o empresário bolsonarista financiador e propagador de Fake News. Óbvio que votei contra”. Pelo que o autor do pedido de bate-palmas, o vereador bolsonarista Armando Fontoura, o objetivo era ir contra o Senado Federal.

“O empresário brasileiro, co-fundador e proprietário da Havan, na manhã do dia 29 de setembro, apresentou, em sua oitiva, declarações marcadas pela veracidade, transparência e precisão, sendo essenciais para a elucidação das investigações da CPI da Covid, não restando dúvidas quanto à ausência de envolvimento do empresário diante dos fatos investigados. Pelo exposto, num ato de reconhecimento e gratidão, queremos registrar os nossos mais fervorosos e merecidos aplausos ao Excelentíssimo Senhor Luciano Hang, desejando ainda mais sucesso e que o trabalho realizado possa trazer bons exemplos para órgãos e instituições brasileiras”, disse Fontoura para justificar um dos piores momentos da atual legislatura da Câmara de Vitória.