A modernização foi desenvolvida pelo Google em seu projeto Green Light (Luz Verde) e adotado em Israel, Índia e na Alemanha. O Rio de Janeiro foi a primeira cidade da América Latina a fazer parceria com o Google no final do ano passado
Vitória (ES) foi a primeiro entre os 78 municípios do Espírito Santo a dar início à implantação de semáforos com inteligência artificial (IA), onde sem a interferência humana, o sinal ajusta o tempo de passagem da via onde há maior volume de tráfego. O sistema adotado na Capital capixaba faz parte do projeto Green Light (Luz Verde), oriundo de uma pesquisa idealizado pela equipe do Google e já adotado no Rio de Janeiro e nas principais cidades do mundo.
Os outros 77 municípios do Espírito Santo ainda adotam os velhos sinais analógicos, que provocam transtorno e irritação para os motoristas, que ficam em uma fila extensa em uma via, aguardando que seja fechado o trânsito de outra rua ou avenida sem nenhum fluxo de carro. Em Vitória, de acordo com dados publicados pela Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setram) há 1.611 semáforos nas vias da capital, dos quais 193 estão em cruzamentos.
Nessa fase inicial de modernização para os semáforos com IA, já foram contempladas a Avenida Marechal Campos x Hospital das Clinicas, Avenida Marechal Campos x Hemocentro, Avenida Saturnino Rangel Mauro x Pedestre, Avenida Ferreira Coelho x Neves Armond e Rodovia Serafim Derenzi x Ru Ozias Sarmento Rodrigues. As próximas a receberam a modernização serão: Avenida. Paulino Muller x Ernestina Pessoa e Avenida Hugo Viola x Rua Carijós.
Green Light
De acordo com comunicado do Google, o seu projeto Green-Light (Luz Verde) usa IA e o Google Maps, para modelar padrões de tráfego e construir recomendações inteligentes para os engenheiros de tráfego da cidade otimizarem o fluxo de tráfego. Os primeiros números indicam um potencial de redução de até 30% nas paragens e de 10% nas emissões de gases com efeito de estufa.
“Ao otimizar cada cruzamento, e coordenar entre cruzamentos adjacentes, podemos criar ondas de luzes verdes e ajudar as cidades a reduzir ainda mais o tráfego pare e siga. A Green Light está agora ao vivo em mais de 70 cruzamentos em 13 cidades, 4 continentes, de Haifa, Israel a Bangalore, Índia a Hamburgo, Alemanha – e nestes cruzamentos somos capazes de poupar combustível e reduzir as emissões para viagens de carro”, assinala o Google no seu comunicado.
O Rio de Janeiro foi a primeira cidade na América Latina a participar do Green Light. De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), a adoção da nova modalidade foi adotada inicialmente em 28 cruzamentos, resultando em uma redução média de mais de 22% no tempo de espera dos motoristas e, por extensão, na queda de emissão de poluentes ambientais.
O Google faz um convite aos municípios que ainda adotam os velhos e arcaicos semáforos. “Por que trazer Luz Verde para sua cidade? Uma maneira simples e de alto impacto para as cidades ficarem verdes. Não é necessária compra, instalação ou manutenção adicional de hardware. Cobertura automática, monitoramento e otimização de interseções Fonte confiável da verdade (com base nas tendências de condução do Google Maps). Recomendações claras e práticas e relatórios de impacto e interface amigável. Se você é um representante da cidade ou engenheiro de tráfego e está interessado em entrar na lista de espera, preencha o formulário neste link.”