fbpx
Início > Vitória (ES) realiza Feira de Adoção de Animais neste sábado (24) e oferece 40 animais

Vitória (ES) realiza Feira de Adoção de Animais neste sábado (24) e oferece 40 animais


Vitória contrasta com o vizinho município de Cariacica, que não tem Centro de Zoonoses e se recusa a recolher animais abandonados nas ruas


Lilly , é um dos 40 animais oferecidos pela PMV na feira de animais, que ocorre neste sábado (24) | Foto: Divulgação/PMV

Ao contrário de Cariacica (ES), onde o Ministério Público Estadual (MPE-ES) analisa o desinteresse em instalar um Centro de Zoonoses e de recolher gatos e cachorros abandonados pelas ruas, o município de Vitória (ES) anuncia para este sábado a realização da Feira de Adoção de Animais. São 40 bichinhos, que estão sendo oferecidos para ser o amigo da família. Segundo a Prefeitura de Vitória (PMV), os animais são “dóceis, companheiros e enchem a casa de alegria”.

A PMV convida a população em geral para ir no evento, a ser realizado no Masterplace Mall, que fica na Reta da Penha e ao lado da Emescam e de frente para o edifício-sede da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). De acordo com a Prefeitura, nesse local será possível encontrar a sua “pata metade”. O evento ocorre das 9 às 16 horas.

A ação, que vai contar com 40 animais para adoção, e é uma parceria entre a Sociedade Protetora de Animais do Espírito Santo (Sopaes) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal.

Em Vitória há resgate de animais abandonados

Os bichinhos disponibilizados para adoção foram resgatados de situações de abandono e estão sob cuidados de protetores. Além disso, os animais passaram pelo Programa Vitória da Castração Animal antes de serem adotados. Os filhotes sairão com a garantia de receber a castração por meio da Prefeitura de Vitória.

Para adotar, é necessário ser maior de 18 anos, apresentar documentos pessoais com foto, comprovante de residência em nome do adotante e, também, assinar o termo de responsabilidade pela adoção dos animais. Segundo a PMV, esse tipo de evento ocorre mensalmente. Desde o início deste ano, 114 animais foram apadrinhados. Em 2021, foram 48.

Em Cariacica, não há Zoonoses e a Prefeitura não resgata animais abandonados

A Promotoria de Cariacica do MPES está apurando o processo protocolado sob o número GAMPES 2022.007.9918-79. Neste processo é citado o abandono de dezenas de gatos, vítimas de maus tratos, de falta de vacinação, de castração e de cuidados veterinários, apenas em uma rua de Jardim América. O documento ainda cita que a Prefeitura de Cariacica (PMC) tomou conhecimento oficial em 25 de janeiro deste ano, mas que continua deixando os animais abandonados.

O mesmo processo ainda aponta para outro fato mais grave, o desinteresse da Prefeitura em reconstruir o Centro Municipal de Zoonoses, que foi vandalizado e totalmente destruído na administração do prefeito anterior, Geraldo Luzia Júnior, o Juninho, durante o motim da Polícia Militar em 2017. E é acrescentado que o atual prefeito, Euclério Sampaio (União Brasil) não teve interesse em reconstruir o setor de Zoonoses municipal. Segundo o MPES, esse processo está em pleno andamento.

Enquanto isso, os animais são mortos por atropelamento, pauladas e envenenamento. No processo ainda consta que a atual deputada Janete de Sá (PSB), presidente da CPI dos Maus Tratos dos Animais também tomou conhecimento por esses abandonos em Cariacica, mas que preferiu se omitir devido as suas ligações políticas com a atual gestão municipal.