Na primeira sessão legislativa da Câmara de Vereadores de Vitória neste ano, que ocorreu nesta última quarta-feira (1º), a capital do Espírito Santo ganhou dois novos vereadores: O advogado André Moreira (PSOL) e o professor Vinicius Simões (Cidadania). Ambos são os primeiros suplentes dos novos deputados estaduais e ex-vereadora Camila Valadão (PSOL) e ex-vereador Denninho Silva (União Brasil e ex-vereador eleito pelo Cidadania).
Após ser empossado, o vereador André Moreira usou a tribuna para parabenizar sua antecessora, a vereadora Camila Valadão, pelo trabalho desenvolvido. “Fico feliz e honrado ao dizer que há gente aqui que me acompanha desde o início, na militância da OAB, até hoje. Não conseguirei citar todos. Mas abraço-os na figura da minha mãe, d. Geni. Quando sentamos numa cadeira dessa, há toda uma história por trás. Minha mãe nos deu todo o estofo para fazer essas lutas e com ela, aprendi o sentido da caridade, da solidariedade e da disposição para a luta. Ela nos sustenta, assim como meu pai, que já se foi”, disse.
“Vitória é uma mulher. E como é ela? É uma mulher negra, de periferia, que tem filhos adotados, biológicos, que são cis, trans e que sofrem, como ela, as violências do cotidiano. Nosso mandato é um mandato de Vitória”, acrescentou o vereador do PSOL.
Retorno do ex-presidente da Câmara
O vereador Vinicius Simões que já foi presidente da Câmara de Vereadores de Vitória e já teve dois mandatos, destacou o momento especial de seu retorno. “Esse tempo foi de amadurecimento e de constatações. Constatei que na vida não existe derrota, e sim, trajetos pelos quais passamos. Embora todos queiram vencer, o melhor lugar para evoluir como pessoa é quando estamos perdendo. Esse lugar nos aproxima de nossa essência, dos nossos amigos, da família e de Deus”.
Simões agradeceu aos eleitores, à sua equipe, aos amigos e fez um agradecimento especial à filha, Ane e à esposa, Sarah. O vereador comparou seu mandato a um rio, que leva as pessoas ao destino que elas querem.
Também começou nesta semana os mandatos de dois outros vereadores que já haviam sido empossados anteriormente, em substituição a vereadores que tiveram o mandato interrompido. Foi o caso do vereador Leonardo Monjardim (Patriota) (Republicanos), que assumiu em lugar do ex-vereador e atual deputado federal Gilvan Aguiar Costa, que se autodenomina Gilvan da federal, que teve o mandado municipal cassado. E o vereador Chico Hosken (Republicanos), que assumiu o lugar do vereador Armandinho Fontoura, que se encontra preso desde dezembro por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
O vereador Chico Hosken agradeceu os amigos e os presentes. “Agradeço à família dos catadores de recicláveis, aos músicos, e dizer que estou aqui para somar e ajudar nossa cidade para contribuir para o desenvolvimento de nossa cidade e o cuidado com o meio ambiente”, ressaltou.
Em votação simbólica, na primeira sessão do ano, os vereadores aprovaram a instituição do Dia da Descida da Piedade.Estiveram presentes na sessão que inaugurou o ano legislativo municipal os vereadores: Delegado Piquet (Republicanos); Aloísio Varejão (PSB); Anderson Goggi (PP), André Brandino (PSC); André Moreira (PSOL), Chico Hosken (Podemos), Dalto Neves (PDT); Davi Esmael (PSD); Duda Brasil (União); Karla Coser (PT), Leonardo Monjardim (Patriota); Luiz Emanuel; Luiz Paulo Amorim (SDD); Maurício Leite (Cidadania); Vinicius Simões (Cidadania).